Sergipe começa cultivo de girassol para combustível
Produtores agrícolas, governo do Estado e Petrobras assinaram contratos, na última sexta-feira (6), em Sergipe, para produção de oleaginosas pelo Programa Sergipe de Biodiesel.
A solenidade aconteceu no município de Simão Dias, distante 100 quilômetros de Aracaju. Cerca de 6 mil produtores já foram cadastrados para plantar girassol, cuja colheita vai ser adquirida pela Petrobras, para produção de biodiesel.
Famílias do Sertão serão beneficiadas
De acordo com Ashton Vital, gestor do Núcleo de Energia do Sergipe Parque Tecnológico, a Petrobras é o principal comprador dessa produção, já que está começando a operar em Candeias, na Bahia, uma usina de biodiesel que terá capacidade de produzir 54 milhões de litros de óleo por ano.
“Ainda na primeira quinzena de junho, cerca de 1.200 famílias da região do Alto Sertão começam o primeiro plantio de girassol em Sergipe. Mas já temos 6 mil famílias cadastradas para participar do programa”, disse.
A assinatura destes contratos vai oficializar, segundo explicou Ashton, as parcerias entre governo, Petrobras e agricultores.
KÁTIA SANTANA