PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Plantio de palma de óleo é apresentado em dia de campo em Rorainópolis


Folha de Boa Vista - 06 jul 2011 - 13:18 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O Projeto Palma de Óleo em Roraima será apresentado a produtores e representantes de órgãos governamentais nesta sexta-feira, 8, durante dia de campo que será realizado no município de Rorainópolis. O objetivo da ação, que integra o Programa Nacional de Biodiesel, é gerar emprego e renda para a agricultura familiar, com o plantio e extração do óleo da palmeira de dendê para produção de biocombustível.

Segundo Nagib Lima, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, que articula o Programa Nacional de Biodiesel em Roraima, a programação inclui visitas à sede da empresa Palmaplan Agroindústria, parceira do projeto, à área de plantio experimental e à vicinal 20, onde assentados da reforma agrária vão cultivar a palmeira.

A comitiva, que inclui agentes federais, estaduais e municipais, além de representantes dos assentados e da classe produtiva, chega às 9h30 à fazenda da Palmaplan, na BR-174, em frente a vila Equador, onde o projeto será apresentado. Depois, o grupo será levado até os viveiros da palma de óleo, vai conhecer o plantio experimental de 200 hectares da palmeira e visitar o canteiro de obras da fábrica esmagadora de sementes.

Conforme Nagib, o galpão já está em execução e as máquinas esmagadoras estão sendo trazidas para Roraima. “A expectativa é que sejam instaladas em até sessenta dias”, disse. A fábrica será utilizada também para extrair óleo de buriti e castanha da Amazônia.  

A visita à  área onde os assentados vão cultivar a palma de óleo será realizada no período da tarde. Segundo Nagib, 24 agricultores familiares já foram selecionados. Juntos, eles vão plantar 200 hectares.

O financiamento será feito pelo Pronaf Eco (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), operacionalizado pelo Banco do Brasil. Cada agricultor pode emprestar até R$ 80 mil, de posse da Declaração de Aptidão (DAP) emitida pelo Incra.

A meta do projeto, que é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a parceria do Incra e de outros ministérios, é inserir mil agricultores familiares no plantio do dendê, uma cultura permanente que pode ser consorciada com produções temporárias como feijão e mandioca. Dez assentados já fizeram a lavoura, com financiamento realizado pela Palmaplan.

Além de garantir a geração de renda, o superintendente do Incra em Roraima, Titonho Beserra, destaca que o plantio será realizado nas áreas já  desmatadas. “A meta é aproveitar o que já foi degradado para garantir a preservação ambiental do terreno que mantém a vegetação nativa intacta”, disse.

Serviço:
Data: 08.07.2011
Local: Rorainópolis
7h30 – Saída da Unidade Avançada do Incra em Rorainópolis
9h30 – Apresentação do Projeto Palma de Óleo, na sede da Palmaplan Agroindústria, na vila Equador.
11h – Almoço
12h – Visita ao plantio experimental da Palmaplan e na vicinal 20
15h – Retorno para Boa Vista 

Tags: Roraima