PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Pinhão-manso é testado para servir de biocombustível no Piauí


GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ - 17 mai 2011 - 12:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

As condições climáticas e a posição estratégica do Piauí estão atraindo novos investidores do ramo da agroenergia. E a planta da vez é o pinhão manso (Jatropha Curcas) uma espécie oleaginosa estratégica para a produção do biodiesel cultivada há dois anos no Estado.

O pinhão-manso tem a capacidade de produção três vezes maior que a soja. A planta é a matéria prima ideal para produção em larga escala de biodiesel. Na quinta, dia 12, o governador Wilson Martins participou do II Circuito Nacional de Pinhão-manso, no município de Piracuruca.

A ideia dos produtores e do governo é de oferecer estrutura e aumentar a produção no Estado.

– Vamos dar apoio para os profissionais, pesquisadores e produtores para que a cultura seja instalada de vez no Piauí a nossa vontade é de criar um polo de desenvolvimento e produção desta cultura na região de Piracuruca – disse o governador.

Com o Encontro Nacional, a cidade piauiense passou a ser uma das matrizes brasileiras para a produção de biomassa. O desejo da Associação Brasileira de Produtores de pinhão-manso é transformar Piracuruca em um polo de produção da planta.

– O governo tem demonstrado apoio à cultura da planta no Piauí, a matéria-prima é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento regional – explica o presidente da Associação Brasileira de Produtores de pinhão-manso, Mike Lu.

O investidor paulistano na produção de pinhão-manso no Piauí, José Américo Ribeiro, destacou a evolução do projeto. Atualmente, a fazenda tem aproximadamente 100 funcionários e colhe 800 quilos por hectare.

– O Piauí tem um solo propício para a produção de pinhão-manso, além de chuvas regulares, confiamos no desenvolvimento e no futuro promissor do Estado – disse Ribeiro.

Ensaios feitos com o óleo extraído do pinhão-manso comparando-o com o diesel deram bons resultados. No teste feito em um motor diesel, para gerar a mesma potência, o consumo de óleo-de-pinhão foi 20% maior, o ruído mais suave e a emissão de fumaça, semelhante. O óleo da planta já foi testado também em um motor de avião, em novembro de 2010 a companhia aérea TAM realizou o primeiro vôo latino americano em um airbus.

O pinhão-manso também é uma alternativa ideal para o meio ambiente, pois, além da produção de combustível não-poluente, o pinhão-manso absorve gás carbônico e contabiliza crédito de carbono para a região. O cultivo recupera também áreas de solo degradadas, beneficiando a agricultura de uma forma em geral.