Petrobras esclarece informações sobre plantio do girassol no RN
A Petrobras Biocombustíveis esclareceu as informações vinculadas na
reportagem "RN: Indefinições travam cultura do girassol para biodiesel":
1) A Petrobras Biocombustível tem hoje 532 agricultores familiares contratados no Estado do Rio Grande do Norte para fornecimento de girassol e mamona às usinas da empresa. Todos recebem assistência técnica agrícola e sementes certificadas. A empresa também recolhe e transporta a safra e apóia a organização dos pequenos agricultores em cooperativas. Não é verdade, então, que os agricultores familiares contratados não tenham recebido o apoio esperado.
2) São firmados contratos de cinco anos com os agricultores familiares e cooperativas, que garantem a compra integral da safra contratada, portanto, não há falta de garantias de compra.
3) Os contratos estabelecem que a compra dos grãos seja feita com base no preço de mercado, havendo ainda a garantia de um preço básico, estipulado com base no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) acrescido do percentual de 10%. Desta forma, não tem como existir incertezas com relação ao preço do quilo do girassol que será comprado do agricultor.
4) Sobre financiamento do custeio do plantio, a Petrobras Biocombustível entende que existem linhas de crédito agrícola consolidadas nas instituições financeiras.
5) Quanto ao preço pago por quilo de grãos de girassol, da safra 2007/2008, o valor de R$ 0,81 foi acordado no Protocolo de Intenções assinado, dia 18 de fevereiro de 2008, em Natal pela Petrobras, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria da Agricultura – RN, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), FETRAF-RN (Federação dos Trabalhadores(as) da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte) e outros organismos públicos.
6) A Emater-RN não está prestando serviços de assistência técnica para a safra 2008/09, pois a proposta enviada pela entidade não se adequou às condições estabelecidas pela empresa. Outras entidades foram contratadas e estão prestando este serviço. A empresa espera poder contar com a Emater-RN para as próximas etapas do programa.