PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Univaldo Vedana

Conheça nossos colunistas. Os maiores especialistas do Brasil


BiodieselBR - 10 abr 2006 - 22:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Os maiores especialistas do Brasil em biodiesel, agroenergia, mamona e pinhão manso terão uma coluna exclusiva em nosso site. Toda semana os especialistas escrevem um artigo em nossa na seção "Colunistas".

Você confere as opiniões, fica por dentro das novidades e as expectativas em torno do setor. O objetivo é abranger uma boa parte dessa enorme cadeia que está se formando em torno do biodiesel que em breve moverá o mundo. Nosso objetivo com essas colunas é abranger os aspectos técnicos com os melhores químicos envolvidos com biodiesel do Brasil e os aspectos práticos, com renomados pesquisadores nacionais.

Conheça abaixo os renomados pesquisadores:

Donato Aranda

Donato Aranda

Formado em engenharia química (1989), com mestrado (1992) e doutorado (1995) nesta área. Obteve o grau de Ph.D em 1998 no Worcester Polytechnique Institute, WPI, Estados Unidos. Ganhador de diversos prêmios e títulos, dentre eles o prêmio de inovação tecnológica, FINEP, conquistado no ano passado. Proprietário de duas patentes mundiais, com vasta experiência internacional. É sem dúvida, ao lado de nosso próximo colunista, um dos mais renomados pesquisadores mundiais no setor de biodiesel.

E-mail: [email protected]
Blog: www.biodieselbr.com/blog/donato/

Luiz Pereira Ramos

Luiz Pereira Ramos

Bacharel e Licenciado em Química (1982) e Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1986), obteve o grau de Ph.D. sob a supervisão do Prof. Dr. J. N. Saddler na Universidade de Ottawa, Canadá, em 1992. Seu pós-doutorado foi efetuado em 1996 na Chair of Forest Products Biotechnology da Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá, e sua atuação científica, em nível nacional e internacional tem se concentrado em processos industriais e produção de combustíveis líquidos (biodiesel) e insumos químicos a partir de fontes renováveis. Dada a sua produção científica, detém bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1993, hoje em nível 1D.

E-mail: [email protected]
Confira aqui os textos deste colunista

Univaldo Vedana

Univaldo Vedana

Especialista em biodiesel, responsável pela primeira fábrica de biodiesel do país abrangendo todo o processo de produção. Sempre com suas opinões críticas e construtivas, é hoje uma das personalidades nacionais do setor de biodiesel com grande respeito entre os pesquisadores e produtores. Sem dúvida um dos responsáveis pela volta do pinhão manso no cenário nacional. Um dos idealizadores deste site.

E-mail: email
Confira aqui os textos deste colunista
Blog: www.biodieselbr.com/blog/vedana/

Décio Luiz Gazzoni

Décio Luiz Gazzoni

Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, foi um dos responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Agroenergia, publicação que se tornou referência nacional. Seus textos são publicados em diversos jornais e revistas pelo Brasil, é um dos pesquisadores mais respeitados do Brasil e um dos maiores nomes mundiais no setor de agroenergia.

E-mail: [email protected] -
Confira aqui os textos deste colunista




Paulo Suarez

Paulo Suarez

Professor Adjunto no Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ-UnB) desde 2002 e Pesquisador II do CNPq desde 2003. Formado na UFRGS, onde recebeu os diplomas de Engenheiro Químico (1993), Mestre em Química (1996) e Doutor em Ciências dos Materiais (2000). Realizou estagio na Université Louis Pasteur (Estrasburgo-França) durante o ano de 1998. Em 2001 foi Professor Visitante do IQ-UnB. Atuou como Pesquisador Visitante na Universidade Federal de Alagoas em novembro de 2005 e no Serviço de Pesquisas em Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Peoria, Illinois – EUA) no período de fevereiro a abril de 2006. É autor de trinta e cinco artigos científicos em periódicos internacionais, cinco patentes, dois capítulo de livro internacional e um livro nacional. Em 2005 recebeu da UNESCO, RECyT e MCT o prêmio Jovem Pesquisador na Edição 2004 do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia.

E-mail: p[email protected]
Confira aqui os textos deste colunista

Simoni Meneghetti

Simoni P. Meneghetti

Bacharel em Química (1992) pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Físico-Química de Materiais Macromoleculares (sob a supervisão do. Dr. Pierre J. Lutz e Dr. Jacky Kress, na Université Louis Pasteur – Strasbourg I, França, em 2000). Atualmente é Professora e Pesquisadora da UFAL, local onde realizou estudos de pós-doutoramento na área de catálise e oleoquímica. Além disso, possui grande experiência na indústria química, onde atuou por mais de dez anos. Cientificamente, em nível nacional e internacional, tem publicado vários artigos com foco em sistemas catalíticos aplicados à oleoquímica (biodiesel, insumos e materiais a partir de óleos vegetais) e polimerização de olefinas. Devido a seus trabalhos possui bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (CNPq -nível 1D).

E-mail: [email protected]
Confira aqui os textos deste colunista





Quer mais motivos para ser assinante? Então conheça mais vantagens.