PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Univaldo Vedana

Energia X alimento: a verdade aparece


Univaldo Vedana - 27 out 2008 - 16:05 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Durante a ano de 2007 e até julho de 2008, enquanto as commodities agrícolas atingiam preços recordes, uma legião de “especialistas” acusavam os biocombustíveis pelas altas exageradas nos preços do alimentos.

O coro era grande, tinha desde governos, ONGs, institutos internacionais, lobistas, especuladores, pessoas influentes e até alguns banqueiros. Este coro era engrossado por parte da opinião pública manipulada por quem precisava encontrar um bode expiatório para desviar a atenção de seus reais problemas.

Onde estão essas pessoas agora?
 
Até agosto os preços estavam nas alturas, agora os preços internacionais dos principais grãos caíram pela metade e mesmo assim o ano de 2008 baterá todos os recordes de produção de etanol e biodiesel. Mais etanol e mais biodiesel e menor preço dos grãos. Exatamente o inverso do que os “especialistas” afirmavam.

Com o estouro da bolha veio a verdade. Os preços artificialmente altos de ações e commodities foram articulados por movimentos especulativos.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Univaldo Vedana é analista do setor de biodiesel e responsável pela primeira fábrica de biodiesel do país abrangendo todo o processo de produção.