PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Riobiodiesel dá início à segunda fase com plantio


Jornal do Commercio - RJ - 23 out 2006 - 09:10 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Espécies de soja e 24 outras oleaginosas como amendoim, gergelim, girassol e nabo forrageiro serão testadas na segunda fase do projeto de Rotação de oleaginosas no plantio da cana-de-açúcar, desenvolvido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, cuja colheita será em março de 2007.

Segundo o coordenador do Programa RioBiodiesel, Eduardo Cavalcanti, devido do uso de várias espécies de plantas, a rotação serve de laboratório para a produção do biodiesel, além de melhorar a produtividade da cana-de-açúcar.

Para a compra de sementes, adubo e material para o início do plantio das oleaginosas, o investimento de R$ 68 mil da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa (Faperj), ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Serão avaliadas as espécies que melhor se adaptam ao clima e as condições de solo. A rotatividade do plantio também criará oportunidades de empregos, na agricultura do Norte Fluminense, mesmo durante o período da entressafra, período em que os trabalhadores costumam ser dispensados. A espectativa, segundo Cavalcanti, é aumentar o giro econômico e as vendas locais.