PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Grupo recebe autorização para uso do B5 em Joinville


Assessoria - 16 jul 2008 - 13:24 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Numa iniciativa pioneira em Santa Catarina, o Grupo Gidion que também congrega a Viação Verdes Mares, recebeu da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), autorização para o uso do Diesel B5, constituído por 95% de óleo diesel e 5% de biodiesel em sua frota.  A autorização foi publicada no Diário Oficial da União em 30 de junho e coloca Joinville - mais uma vez - em destaque no cenário nacional do transporte coletivo em região não metropolitana. O desafio da empresa, agora, é conseguir o produto que está escasso no mercado brasileiro, sem onerar os custos das operações. De acordo com a ANP esse combustível será obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2013.

O grupo que atualmente utiliza o B3 – biodiesel adicionado ao diesel metropolitano S500 na proporção de 3%, em volume -, também foi o primeiro em Santa Catarina a ter toda a frota rodando com o B2. Com a medida precursora implantada em abril do ano passado a Gidion se antecipou às normas ambientais que passaram a vigorar no país somente em janeiro de 2008.

O gerente de manutenção da Gidion, Renato Protti Filho explica que o B5 diminui a emissão de gás carbônico. “Por ter uma parcela maior de biodiesel, temos menos opacidade e menor teor de dióxido de carbono sendo liberado no meio ambiente”, destaca.  Renato observa que a empresa trabalhou sete meses em busca da autorização e lamenta que ela tenha vindo num momento de escassez do produto no mercado. “Para contornar essa realidade, estamos procurando fornecedores para viabilizar o fornecimento do diesel B5”, argumenta.