PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Ericsson, MTN e Associação GSM testam biodiesel em rede sem fio


Agência Estado - 11 out 2006 - 15:13 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A Associação GSM, a Ericsson e o grupo de telecomunicações MTN uniram-se para estabelecer o uso de biocombustíveis como fonte alternativa de energia em redes sem fio pelo mundo. As informações constam de comunicado conjunto. As três criaram um projeto-piloto na cidade de Lagos, na Nigéria, para avaliar o potencial do biocombustível como substituto ao diesel, de uso comum em estações radiobase móveis localizadas em regiões onde não há energia elétrica.

O biodiesel pode ser produzido localmente, criando empregos em áreas rurais, enquanto reduz a necessidade de transporte, logística e segurança, diz o texto. Além disso, resultados mostram que o biocombustível é mais limpo e pode aumentar o prazo de vida dos geradores das estações radiobase, reduzindo custos.

Outras estações devem ser implantadas também nas áreas rurais do sudeste e sudoeste da Nigéria. Apenas 25% do país está conectado à rede elétrica.

Para a produção do biodiesel, foi montado um plano que procura beneficiar a população local, usando sementes da região. A GSMA e a Ericsson utilizarão os resultados para ajudar as operadoras dos países em desenvolvimento a usar o novo combustível em suas redes instaladas nas áreas rurais. "Esta é a primeira vez que biocombustíveis são utilizados para suportar estações radiobase."