PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Parcerias incrementam pesquisas sobre biodiesel em Minas


Agência Minas - 13 fev 2009 - 07:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08

A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), e a Biovale Energia & Logística assinaram nesta quinta-feira (12) convênio de cooperação técnica que prevê parceria entre as duas instituições para produção de biocombustíveis. Na mesma solenidade, a Sectes também firmou contrato com a Biovale, tendo em perspectiva futuras ações da empresa junto ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Biocombustíveis, que será instalado em Montes Claros, no Norte do Estado. A Biovale é uma empresa mineira dedicada à cadeia produtiva do biodiesel como empreendimento e investimento socialmente e ambientalmente responsável.

No evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, disse acreditar que no mundo inteiro é grande o desafio de se encontrar fontes renováveis de energia. “Especialmente em Minas Gerais, onde temos um consumo muito grande. Por termos uma forte indústria siderúrgica, nossa demanda energética é enorme. Assim, é muito importante trabalharmos em equipe para criarmos redes e alianças. Acredito que o papel do Cetec será fundamental, trazendo parceiros do setor privado para conversar com o Governo".

O presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, informou que a parte que caberá à fundação no convênio será a produção em pequena escala do biocombustível na planta piloto e a sua análise e controle de qualidade, que será feita no Setor de Análises Químicas da instituição. Dentre as atividades previstas no convênio, estão o apoio à execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, consultorias especiais e capacitação de recursos humanos.

Segundo Oliveira, o Cetec possui forte interesse em atuar de forma temática, criando núcleos que usarão as competências existentes na fundação. “Um dos núcleos que desejamos formar é o de biocombustíveis. Essa foi uma das áreas que escolhemos para nos tornarmos referência no Estado. A relação com a iniciativa privada é de grande interesse nosso, queremos incubar as novas tecnologias”, explicou.

O coordenador do Programa de Energia da Sectes, Marcelo Franco, afirmou que o Estado está cada vez mais interessado em ser uma referência nacional e internacional em bioenergia. Para ele, o papel do Cetec nesse processo é indispensável, como o local onde será feita a incubação de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos produtos.

Também estiveram presentes à assinatura do convênio o representante da D1 Oils, Mike Lu; e os diretores da Jatrophabr Developing Energy Crops, Roberto Murat e Rafael Abud. As duas empresas desenvolvem pesquisa na área de biocombustíveis e manifestaram interesse de, no futuro, também assinarem convênio com a Sectes e o Cetec.