PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Paraná ganha nova produtora de Biodiesel


Bem Paraná - 20 mar 2007 - 19:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Brasbiofuel terá produção anual de 360 milhões de litros     
       
A Brasbiofuel anuncia hoje, em evento para empresários, representantes políticos, instituições financeiras e organizações ligadas ao agronegócio, a criação da maior indústria produtora de biodiesel do Estado, que será instalada estrategicamente em Araucária, com capacidade inicial de 360 milhões de litros por ano e um crescimento previsto para 1,5 bilhão de litros em quatro anos.

A empresa apresenta seus dois sócios:

Daniele Panicci é o Diretor Presidente da empresa, responsável pelos contratos e parcerias internacionais para fomento do negócio e transferência de tecnologias.

Oséias Alves da Cruz é o Diretor Industrial , respondendo por todos os assuntos relacionados à planta da indústria, desde sua gestão, até a produção e logística.

A produção deve ser iniciada em janeiro de 2008, assim que concluída a instalação de todo o maquinário que soma tecnologia brasileira à engenharia italiana, com o objetivo de oferecer ao mercado um produto de alta qualidade e com preços competitivos, reforçar a vocação do Brasil, e em especial do Estado do Paraná, para a produção agrícola, ressaltar o grande potencial no desenvolvimento de pesquisas na área agronômica, além do incentiv o e comprometimento do governo com o desenvolvimento do agronegócio.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Trata-se de um éster (óleo esterificado por reação sob pressão) metílico ou etílico de origem vegetal ou de gorduras animais, produzido através do processo da transesterificação de triglicerídeos.

Esse combustível pode substituir total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores de caminhões, tratores, camionetas e automóveis, além de servir como fonte energética para geradores de eletricidade, calor, entre outros.

Hoje o biodiesel já está sendo aplicado de forma mesclada ao diesel comum em proporções que variam e dão nome ao combustível, como o B2, formado por 2% de biodiesel e o restante do tipo comum. Já está em teste o B5 e até mesmo o B30, pesquisado através da parceria entre o grupo PSA Peageot Citroën e o Ladetel – Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas da Universidade de São Paulo. Mas o maior objetivo é a aplicação do B100, produzido 100% com material renovável.

O impacto social e o desenvolvimento da região

A BRASBIOFUEL está elaborando um projeto de trabalho no qual estabelecerá parcerias para oferecer amplo apoio técnico na aquisição de sementes, cultivo e colheita, comprometendo-se, através de contratos, com a compra dos produtos.

A proposta da empresa inclui fomentar e articular ações junto às iniciativas públicas, privadas e da sociedade para o incentivo à agricultura familiar, formação de cooperativas para pequenos e médios produtores, geração de novos postos de trabalho, tanto em áreas industriais, quando em áreas estratégicas e de alto conhecimento . Segundo o Diretor Industrial, Oséias Alves da Cruz, "o fortalecimento da cadeia produtiva garante uma elevação na qualidade de vida e produtividade de toda a comunidade da região e suas extensões ".

A indústria gerará 400 empregos diretos e mais de 1000 indiretos, considerando ainda a criação de demanda por mão-de-obra especializada, importante para nossa região que conta hoje com um grande número de universidades e profissionais recém formados. O empreendimento representará uma nova oportunidade para os novos talentos do Paraná.

A empresa reconhece a capacidade de se criar ações de impacto social que vão além da criação de um produto com qualidade sócio ambiental, mas que também contribua para o crescimento e desenvolvimento da região, em especial do pequeno e médio agricultor.

Desta forma, investindo em tecnologia, parcerias e ações de impacto sócio-ambiental, a BRASBIOFUEL traz um grande investimento para o Estado, e a missão de oferecer qualidade e crescimento.

Tags: Paraná