PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Em Nova Veneza, o girassol para biodiesel


A Tribuna - Criciúma - 10 out 2006 - 23:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Representantes da Brasil Ecodiesel, empresa responsável pela maior parte da produção de biodiesel nacional, e da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), estiveram ontem em Nova Veneza apresentando a proposta de parceria para a produção de girassol. O município foi escolhido como pólo na região carbonífera para a apresentação e possível implantação do projeto. "Escolhemos pólos regionais, mas se ou- tros municípios se interessarem, podem participar também", afirma Fernando Augusto Vieira do Amaral, coordenador estadual da Brasil Ecodiesel.

A Brasil Ecodiesel firmou uma parceria com a Fetaesc mês passado, para a produção de girassol destinado a fabricação do biocombustível em Santa Catarina. Nesse mês, os municípios pólos de regiões como o litoral sul, começaram a ser visitados pela empresa e pela federação. Hoje, a reunião ocorre em Braço do Norte.

Projeto quer envolver cinco mil agricultores
O projeto pretende envolver cerca de cinco mil agricultores familiares do Estado. Cada agricultor poderá cultivar até cinco hectares de girassol, considerada a variedade mais adequada para as terras e o clima catarinense entre as plantas utilizadas para a fabricação do biodiesel.

Segundo o coordenador estadual da Brasil Ecodiesel, entre dezembro e janeiro as primeiras lavouras comerciais de girassol já devem ser plantados no Estado - no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Oeste. Em outras regiões, o plantio ocorrerá em caráter experimental. Segundo ele, a intenção é que a extração do óleo do girassol ocorra em Santa Catarina, mas a fabricação do biodiesel será feita no Rio Grande do Sul. "Devido a questões logísticas, a empresa optou por transportar o óleo e não as sementes para a usina", afirma. Segundo Amaral, a empresa deve instalar uma prensa (máquina que prensa a semente e extrai o óleo) ou mesmo alugar alguma em Santa Catarina.

Lavoura pode ser fonte de renda alternativa na região
Segundo Evandro Boaroli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Veneza, o plantio do girassol não pretende ser a única fonte de renda dos agricultores familiares, mas servir como uma cultura que irá gerar uma renda a mais. Para ele, o programa também be- neficiará o agricultor com a alternância de culturas. "Tem muita gente que só trabalha com uma cultura, mas é interessante que o agricultor tenha mais alternativas", afirma.

Até o dia 15 desse mês, as lideranças que participaram da reunião de ontem em Nova Veneza irão realizar uma reunião com os agricultores familiares do município para apresentarem a proposta. Os agricultores terão até 15 de novembro para decidirem de aderem ou não ao programa.

Milena Nandi