PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Granol deve instalar duas unidades industriais em Araçatuba


O Liberal Regional - Araçatuba/SP - 29 nov 1999 - 22:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A empresa Granol, especializada na produção de derivados de grãos (farelo de soja e óleo), deve se instalar em Araçatuba até o final do ano, fazendo um investimento de cifras milionárias. As especulações sobre a vinda da empresa para Araçatuba, no entanto não é tão recente, já que a Granol recebeu um terreno ao lado do Porto de Araçatuba em 1997, mas ganhou fôlego novamente há alguns meses pois o prazo para a utilização da área está se esgotando.

Segundo o prefeito Jorge Maluly Netto, a Granol já demonstrou grande interesse em instalar-se em Araçatuba, mas não poderá usar o terreno que ganhou por problemas ambientais e, para reverter este entrave, uma área de 12 alqueires, localizada próxima ao terreno, poderá ser doada á empresa, invalidando a doação anterior. “Eu irei conversar com a proprietária desta área na próxima sexta-feira e tenho certeza que faremos um bom acordo. No que depender de mim, a Granol irá se instalar em Araçatuba o mais rápido possível”, disse Maluly. A diretora financeira da Granol, Paula Ferreira, afirmou que a industria vem para Araçatuba. No entanto, não quis fornecer maiores dados sobre o investimento que será realizado. Apesar das afirmações, Maluly garantiu que as negociações ainda não foram oficializadas.

Biodiesel

A primeira meta da Granol no município, segundo Maluly, era formar uma unidade de moagem de soja na área doada, mas agora a empresa (que tem unidades industriais em Bebedouro, Tupã, Osvaldo Cruz, Junquirópolis e Anápolis) está formando uma parceira com uma multinacional e quer instalar, também, uma fabrica de biodiesel. “Pelo que já vi, este investimento será grandioso e irá gerar muitos empregos, mas a vinda da empresa ainda está sendo estudada. Ainda não dá para falar em investimentos concretos, números ou dados reais”, explicou Maluly, citando ainda que mais duas empresas que se instalar em Araçatuba até 2006. “Uma delas é uma industria de medicamentos e a outra, biscoitos.

Fluvial

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba Wilson Marinho da Cruz informou, também, que as negociações comerciais e empresariais que envolvem o porto de Araçatuba ‘estão de vento em popa’. Para Maluly, o investimento no transporte fluvial de Araçatuba será um dos maiores do pais e representará uma nova fase do transporte de cargas no Brasil.

“Com as novas instalações no porto, 50 mil toneladas de madeira serão transportadas por mês”, garantiu Wilson Marinho.

“Boom”

Tanto o prefeito de Araçatuba como o secretário de desenvolvimento econômico são enfáticos ao dizer que a cidade está prestes a ‘explodir’ industrialmente. Maluly garante que até o final de seu mandato em 2008, mais seis industrias de grande porte serão instaladas na cidade. “Araçatuba tem as pré-condições que os empresários procuram: água em abundância, rodovias, é um centro regional, enfim, não terá outro lugar que vai crescer tanto quanto esta terra”.