PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Da frigideira para a produção de biodiesel


A Tribuna - Criciúma - 13 nov 2007 - 08:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Você sabia que o óleo que você usa para, por exemplo, fritar batatas para seus filhos e costuma jogar no ralo ou na terra é um perigoso poluente de águas e solo? Muitas pessoas não conhecem os danos que o óleo de cozinha causa ao meio ambiente - ou então não sabem o que fazer com o óleo utilizado. A partir de hoje, os clientes dos Supermercados Giassi em Santa Catarina, poderão depositar na loja de Içara o óleo de cozinha usado, e receber informações sobre o assunto. A matriz da rede terá recipientes especiais para o armazenamento do produto, que será recolhido e transformado em biodiesel pela Biodiesel Sul Projetos e Engenharia, empresa de Içara que fabrica o combustível.

Projeto piloto

A parceria firmada entre a rede Giassi Supermercados e a Biosiesel Sul é a primeira ação do projeto piloto Planeta Sustentável, que será lançado hoje, às 10h, em Içara. A empresa utilizará um espaço localizado no estacionamento do supermercado de Içara destinado exclusivamente à coleta de óleo de cozinha. Segundo Mariléia Giassi Zanette, integrante do comitê de responsabilidade sócio-ambiental do Giassi, a iniciativa trata-se de um projeto de educação ambiental. "Ainda faltam informações para as pessoas e pretendemos divulgar o projeto o máximo possível, em lugares como as escolas", diz. Dez mil folderes serão distribuídos pela empresa. Segundo Mariléia, a rede deve realizar ou- tras ações em breve.

Mariléia afirma que a rede faz o trabalho de recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes há algum tempo, mas muitos clientes ainda não sabem. "É importante que as empresas sejam responsáveis pela coleta dos dejetos. Não fabricamos o produto, mas vendemos esses produtos que, depois de utilizados, geram rejeitos", afirma. Mariléia diz que os Supermercados Giassi também implantaram a coleta seletiva do lixo e a doação do óleo de cozinha usado nas padarias e cozinhas das oito lojas da rede para empresas que fabricam biodiesel. Semanalmente, a rede doa 800 litros de óleo. Outra ação da empresa é a reutilização de cerca de 20 quilos diários de sobras de alimentos e cascas, do refeitório da matriz, em Içara, para compostagem. "Adotamos ações fáceis de serem feitas, mas importantes, já que pequenas ações também a diferença", afirma.

Como a reciclar o óleo de cozinha

Depois de utilizar o óleo, a pessoa deve esperar que ele esfrie e colocá-lo em uma garrafa pet, que deve em seguida, ser bem fechada. É importante, segundo Mariléia, que a pessoa limpe o recipiente por fora, para que o óleo que porventura tenha escorrido, não contamine outros recipientes.

Milena Nandi