PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Desafios tecnológicos são temas de debate sobre biodiesel


Secom-MT - 02 jun 2006 - 11:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luis Antonio Rodrigues, que integra o Ministério de Ciência e Tecnologia (MC&T), participa do BIODIESEL BR 2006 – Novas Perspectivas, evento que foi aberto em 31 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT) e se encerra logo mais às 18 horas.

Rodrigues fará a palestra “Brasil, Desafios Tecnológicos e Ações do MC&T”, apresentando dados e realizações de programas e projetos, convênios e parcerias firmadas, além de reproduzir o atual panorama de investimentos para o setor.

O evento tem aberto importantes discussões em questões relacionadas a esta ecologicamente correta matriz energética brasileira que é o Biodiesel. Além de apontar as perspectivas estratégicas e mercadológicas do segmento, os congressistas em rodadas de debates têm destacado ainda os avanços tecnológicos para a produção, armazenamento de uso, diversidade de fontes produtoras, impactos ambientais e a inclusão social. Também estão nas rodas de discussões temas complementares, tais como: co-produtos, armazenamento, controle de qualidade, produção, e agricultura.

O público que tem comparecido para as palestras são pesquisadores, gestores, técnicos, estudantes, dirigentes, agricultores e empreendedores da cadeia produtiva.

O local escolhido para falar sobre o assunto do biodiesel não poderia ser melhor, em função de Mato Grosso ser o maior produtor de grãos do País garantindo-lhe status para atender demandas em escalas e também por ter em funcionamento desde 2003, o Programa de Biodiesel do Estado de Mato Groso (PROBIOMAT) que graças a projetos de pesquisas desenvolvidos em Universidades do Estado, como a UNEMAT e UFMT, com financiamentos garantidos pela FAPEMAT, diversos tipos de experimentações e testes de performances estão sendo efetuados com resultados altamente positivos, comprovando a viabilidade econômica, social e produtiva do biodiesel. MT atualmente já domina o sistema de processamento do B-2 e B-5 (mistura de biodiesel ao óleo diesel a 2% e 5%, respectivamente) e em estágio mais avançado, também tem direcionado experimentações para o uso da mistura B-20 (mistura de biodiesel a 20%), conferindo ao estado o pioneirismo e o avançado delineamento da cadeia produtiva.

A realização deste evento é da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Eletronorte, Banco da Amazônia, Banco de Desenvolvimento (BNDES), Petrobras, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal.

ALEXANDRE FRANCO - Assessoria/Secitec-MT