PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel atrai 16 grupos interessados no MS


Correio do Estado - MS - 12 out 2006 - 15:51 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

No mesmo ritmo que as indústrias de cana-de-açúcar, pelo menos 16 grupos empresariais já protocolaram pedido de incentivo ao Governo do Estado para instalação de unidades de produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados da Seprotur, os projetos apresentados ao Governo prevêem investimentos pouco superiores a R$ 1,1 bilhão para implantação das indústrias, beneficiando cerca de 10 municípios. Caso as 16 indústrias realmente se instalem no Estado, elas necessitarão, juntas, de 200 mil hectares plantados com culturas direcionadas à produção de biodiesel. As cartas de intenções das empresas sinalizam que soja, girassol, pinhão-manso e mamona aparecem como prioridades nos trabalhos das indústrias. A estimativa é que as indústrias gerem 4.413 empregos diretos, além de outras 25.270 vagas agrícolas. A produção estimada das 16 usinas vai girar próximo de 1,4 bilhão de litros de biodiesel por ano.

Na terça-feira, o governador do Estado, José Orcírio Miranda dos Santos, assinou protocolo de intenção que sinaliza a vinda da empresa Brasil Ecodiesel paro Mato Grosso do Sul. O diretor-presidente do grupo, Nelson da Silveira, frisou que a instalação da indústria no município de Dourados, com investimentos de R$ 25 milhões, possibilitará a criação de 300 empregos diretos ligados à produção de biodiesel a partir de mamona, soja e girassol.

A empresa Brasil Ecodiesel optou por instalar uma usina de biodiesel em Mato Grosso do Sul devido aos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado e a estimativa é que, no próximo ano, a produção do grupo alcance 400 milhões de litros de biodiesel. Desde 2003, a Brasil Ecodiesel atua no Ceará e no Piauí (Estado de origem da empresa) e, atualmente, é a maior produtora de biodiesel do País.

Marco Antônio Gehlen