PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo fecha em queda de 2% e vai ao menor nível em três semanas


Valor Econômico - 20 abr 2023 - 08:56

Os contratos futuros do petróleo encerraram o dia em queda firme, com o barril do WTI - referência americana - atingindo o menor preço em três semanas, mesmo após dados mostrarem um recuo consistente nos estoques da commodity nos Estados Unidos.

O barril do petróleo do Brent - referência global - para junho caiu 1,95%, a US$ 83,12, enquanto o WTI com entrega prevista para o mesmo mês recuou 2,10%, a US$ 79,16, o menor valor de fechamento desde 31 de março.

Divulgado mais cedo, o relatório do Departamento de Energia dos EUA mostrou que os estoques de petróleo no país caíram 4,581 milhões de barris na semana passada, terminada em 14 de abril. Os economistas consultados pelo "The Wall Street Journal", projetavam uma queda de 500 mil barris no período. Com a queda registrada, os estoques de petróleo totalizaram 465,968 milhões de barris.

Apesar do relatório ser, em teoria, positivo para o desempenho do petróleo, os investidores parecem estar se concentrando mais nos produtos refinados antes da temporada de verão, e esses números caíram, pontua a Kepler.

"Os estoques de petróleo bruto registraram uma queda sólida no relatório da EIA desta semana, já que tanto as refinarias quanto as exportações aumentaram", disse Matt Smith, da Kepler, em um e-mail. "A gasolina mostrou uma construção modesta, enquanto os destilados mostraram uma queda menor. Ambos estão agora em alta ano a ano com base em suas médias móveis de 4 semanas", acrescenta.

Também pesou no humor dos investidores os dados de inflação do Reino Unido, que superaram as estimativas, e da zona do euro, indicando que os bancos centrais da região podem ter que seguir com o aperto monetário.