Petróleo fecha em queda com WTI atingindo menor nível em duas semanas
Os contratos futuros do petróleo encerraram a quinta-feira (26) em queda firme, com o WTI, referência americana, atingindo o nível mais baixo em duas semanas, com a geopolítica e a economia dos países ocidentais no foco.
O barril do petróleo do Brent, a referência global, para dezembro caiu 2,44%, a US$ 87,93, enquanto o do WTI com entrega para o mesmo mês recuou 2,55%, a US$ 83,21.
Segundo o analista de matérias-primas da Schneider Electric, Brian Swan, o conflito em curso no Oriente Médio está causando “volatilidade nos preços do petróleo, apesar de ter um impacto direto mínimo nas condições reais de oferta e procura de petróleo”, disse.
“O principal risco associado ao conflito em curso é o potencial para sanções mais rigorosas contra as exportações de petróleo iranianas devido ao apoio do Irã ao Hamas”, complementa o analista.
Além da questão geopolítica, o cenário econômico no ocidente também preocupa os investidores. “As perspectivas de procura de petróleo bruto não foram favorecidas pela decisão do BCE”, afirmou Edward Moya, da Oanda, em nota.
Hoje cedo, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter suas taxas de juros inalteradas em meio a sinais de fraqueza econômica na região.
Outro ponto mencionado por Moya é que os dados econômicos recentes dos Estados Unidos podem significar ainda mais pressão negativa aos preços do petróleo. Contudo, ele espera que os compradores "comecem a emergir, já que parece haver um pico de curto prazo nas taxas".
Igor Sodré – Valor Econômico