PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Negócio

Petróleo devolve parte dos ganhos da véspera com temor sobre guerra comercial


Valor Econômico - 11 abr 2025 - 08:46

Os contratos futuros do petróleo tiveram forte queda nesta quinta-feira (10), após o forte rali da véspera, motivado pela redução, por 90 dias, das tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump, na semana passada.

No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) teve queda de 3,28%, cotado a US$ 63,33 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). Já o petróleo WTI (a referência americana) recuou 3,66%, a US$ 60,07 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). Ambos os contratos caminham para encerrar a semana em queda.

Apesar de a redução nas tarifas pelo governo Trump sugerir alguma abertura para negociações com os parceiros comerciais dos Estados Unidos, o mercado segue preocupado com a incerteza em torno da política americana e do impacto que isso pode ter sobre o crescimento econômico e a demanda por petróleo.

Além disso, enquanto Trump diminuiu tarifas sobre alguns países, ele elevou a alíquota sobre produtos importados da China, totalizando 145%. O país asiático é o maior importador de petróleo americano, e isso pode pesar sobre a demanda pela commodity.

Luana Reis – Valor Econômico