PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo avança 4% com suspensão de terminal turco, demanda chinesa e dólar fraco


Valor Econômico - 08 fev 2023 - 09:54

O petróleo avançou em ritmo robusto nesta terça-feira (07), ainda sob apoio da suspensão de um importante terminal na cidade de Ceyhan, na Turquia, após o terremoto que atingiu a região, e da perspectiva de melhora da demanda da China. O enfraquecimento do dólar após comentários do presidente do Fed (o banco central norte-americano), Jerome Powell, também apoiou a commodity.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI (referência do mercado norte-americano) com entrega prevista para março fechou em alta de 4,09%, a US$ 77,14, enquanto o do Brent (referência global) para o mês seguinte subiu 3,33%, a US$ 83,69, na Intercontinental Exchange (ICE).

O terremoto que atingiu a região de Ceyhan no fim de semana obrigou a paralisação do maior terminal de exportação de petróleo da Turquia, afetando importantes fluxos da oferta global. A notícia impactou os preços ontem e voltou a impulsionar os contratos do óleo hoje.

Analista da Oanda, Craig Erlam aponta para a melhor perspectiva de demanda chinesa como o principal fator que tem dado força aos preços neste ano. “O aparente sucesso da transição da China da ‘covid-zero’ para conviver com a doença deve muito à alta [do petróleo] que estamos vendo, pois uma forte recuperação naturalmente aumentará a demanda e a concorrência”, comenta.

O petróleo avançou em ritmo forte na maior parte da sessão, e ganhou ainda mais impulso depois que o dólar perdeu força diante de comentários de Jerome Powell. O recuo da moeda americana tende a fortalecer commodities cotadas em dólar, como o petróleo, uma vez que aumenta a demanda de detentores de outras divisas.

Powell reforçou hoje boa parte do que disse na semana passada, durante a coletiva de imprensa que seguiu a decisão monetária do Fed. Ele ainda alertou que os juros podem ter de subir além do esperado nos EUA caso o mercado de trabalho local siga aquecido.

Gabriel Caldeira – Valor Econômico