PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras prevê investir US$300 milhões até 2025 em refinarias no Rio e em São Paulo


Reuters - 25 mai 2021 - 09:39

A Petrobras lançou nesta segunda-feira um programa que prevê investimentos de aproximadamente US$300 milhões até 2025 para aumentar a eficiência e o desempenho de suas cinco refinarias no eixo Rio-São Paulo, que não estão à venda.

Das 13 refinarias que a Petrobras tem, oito foram colocadas à venda e a empresa decidiu ficar apenas com as unidades nos Rio de Janeiro e de São Paulo, próximas às suas prolíficas áreas do pré-sal, onde têm apostado suas principais fichas.

O objetivo, segundo a petroleira, é "estar entre as melhores companhias refinadoras de petróleo no mundo", a partir de um conjunto de iniciativas que buscam posicionar a Petrobras de forma mais competitiva na abertura do mercado de refino de petróleo no país.

O anúncio dos investimentos acontece logo após a troca de comando da estatal. Em abril, o general da reserva Joaquim Luna e Silva assumiu o lugar do economista Roberto Castello Branco. A indicação foi do presidente Jair Bolsonaro que estava insatisfeito com os reajustes nos preços de combustíveis realizados na antiga gestão.

Quanto às que serão vendidas, no mês passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu dar mais tempo para a Petrobras, até o fim do ano, para vender as refinarias e ativos do mercado de gás natural.

Chamado de RefTOP, o programa prevê iniciativas para o incremento do desempenho energético das unidades: Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), Refinaria de Capuava (Recap), Refinaria de Paulinia (Replan) e Refinaria Henrique Lage (Revap) –todas em São Paulo –, além da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio, aproveitando melhor os insumos como gás natural, energia elétrica e vapor nas próprias operações.

"O programa promoverá o uso intensivo de tecnologias digitais, automação e robotização nas refinarias da Petrobras", destacou.

A petroleira citou como um dos exemplos de tecnologias digitais que já vêm sendo adotadas pela companhia, e que terá uso ampliado com o RefTOP, os Digital Twins –representações digitais das instalações operacionais – para monitoramento em tempo real, redução de falhas e facilitação na tomada de decisões.

Outro direcionador importante do programa é o aumento da produção de derivados de alto valor agregado, como diesel e propeno – matéria-prima da indústria petroquímica para a produção de embalagens e peças para automóveis, por exemplo.
"A companhia avaliou referências mundiais dos principais indicadores de refino para definir os objetivos do programa", afirmou a empresa, em comunicado à imprensa.

A companhia vai ainda alavancar o processamento de petróleo do pré-sal, que tem baixo teor de enxofre, trazendo vantagens competitivas e oportunidades de aumento da margem de refino, favorecendo a produção de diesel S-10 e "bunker" (combustível para navios), afirmou a empresa.

Os investimentos do programa, segundo a empresa, já estão incluídos nos 3,7 bilhões de dólares que a Petrobras prevê para a área de refino no Plano Estratégico 2021-2025.