PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras diz que, no refino, colocará ‘várias unidades’ em carga mínima


Valor Econômico - 17 abr 2020 - 11:01

Após hibernar 62 plataformas que operam em campos com custos mais elevados, frente à queda da demanda e do choque de preços do petróleo, a Petrobras começou também a colocar, no refino, “várias unidades” operando em carga mínima. Em documento enviado esta semana pela companhia a funcionários, a estatal cita ainda que algumas paradas poderão ser feitas por “um período longo”.

“No refino, estamos iniciando agora uma fase de operação de várias unidades em carga mínima e algumas paradas por um período longo. Para definição das unidades que passarão por esses ajustes, foram levadas em consideração condições mercadológicas e operacionais. Essas medidas serão constantemente avaliadas a partir das mudanças no cenário”, informou a empresa.

No documento, porém, a Petrobras não esclarece se operará as refinarias como um todo em carga mínima ou se reduzirá e paralisará a operação de unidades específicas que compõem as refinarias.

A posição da estatal ocorre em meio a uma forte contração do mercado doméstico de combustíveis. Ontem, o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, afirmou que as vendas de gasolina vivem uma contração da ordem de 60% em relação ao momento pré-crise, enquanto a demanda por diesel está 40% menor e o tamanho do mercado de querosene de aviação (QAV) é, hoje, apenas 15% do que era antes da adoção das políticas de isolamento social.

André Ramalho – Valor Econômico