PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Participação da Petrobras nas vendas de diesel às distribuidoras cai no 1T


Reuters - 09 mai 2019 - 08:49

A Petrobras perdeu espaço no fornecimento de derivados às distribuidoras. No mercado de diesel, a estatal viu sua participação encolher de 85% no primeiro trimestre de 2018 para 84% agora. Já no segmento de gasolina a redução foi ainda maior indo de 84% para 81%. As informações constavam a apresentação feita pela companhia nesta quarta-feira (08) de seus resultados trimestrais, segundo a companhia a redução é explicada pelo "aumento da concorrência no mercado de combustíveis demonstra prática de preços de mercado".

A empresa também manteve sua meta de produção de petróleo para 2019, de 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia, no Brasil e no exterior, apesar de recuos no primeiro trimestre, com efeitos de paradas para manutenção e de vendas de ativos no Brasil e no exterior.

O lucro líquido da Petrobras caiu 42% entre janeiro e março, ante o mesmo período de 2018, para R$ 4,03 bilhões, com a redução da produção de petróleo e menores preços da commodity atingindo as exportações, além de uma nova norma contábil que impactou os resultados.

A Petrobras anunciou na última sexta-feira (03) elevação média de 2,56% nos preços do diesel comercializado nas refinarias.

A política de preços da empresa já passou, nos últimos anos, por uma série de mudanças, a última delas foi no dia 26 de março, quando a estatal anunciou que os preços do diesel passariam a ser reajustados, a partir daquela data, por períodos não inferiores a 15 dias. Com isso, a companhia abandonou, somente para o diesel, o formato usado desde 03 de julho de 2017 que previa reajustes com maior periodicidade, a qualquer tempo, inclusive diariamente.

Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 56,12% de preço, nas refinarias. Já o diesel acumula aumento de 69,78%.

Com adaptação BiodieselBR.com