Diversidade e sustentabilidade nos combustíveis é meta de refinaria de Cubatão
Prestes a completar 70 anos, em 2025, a Refinaria Presidente Bernardes- Cubatão (RPBC), unidade da Petrobras na Baixada Santista, projeta a produção de combustíveis mais diversificados e sustentáveis, de olho na demanda do mercado e da sociedade.
Atualmente, a RPBC produz e comercializa o diesel S500, que tem 500 ppm (partes por milhão) de enxofre na sua composição; o diesel S10, com 10 ppm de enxofre; e o diesel R5, o produto mais recente da Refinaria, que tem 10 ppm de enxofre e uma parcela de 5% de óleo de soja. Em breve, passará a produzir o diesel R7, com 10 ppm de enxofre e 7% de óleo de soja.
“Um dos compromissos da Petrobras no novo plano de negócios (PN 2025-29) é ampliar a capacidade do parque de refino, elevando a oferta de produtos como o diesel S10 e biocombustíveis. Também temos a previsão de entrada em operação de uma unidade de produção de SAF (Sustainable Aviation Fuel, em português, Combustível Sustentável de Aviação) até 2030. A planta da RPBC será uma das primeiras do país dedicada a produzir querosene de aviação e diesel a partir de conteúdo 100% renovável, o chamado combustível verde", explica, em nota, a empresa.
Os estudos continuam para aumentar a produção de combustíveis de forma sustentável. A RPBC informa que é a única unidade do sistema Petrobras a produzir a Gasolina Podium, 100% carbono neutro.
Nova tecnologia auxilia no planejamento
A RPBC informa que foi a primeira refinaria da Petrobras a receber a tecnologia Plan360, que funciona como o Google Street View. O sistema permite visualizar pela tela do computador e do celular a área industrial da unidade.
Implementada neste ano, a tecnologia possibilita navegar e fazer medições de forma virtual em toda a área da Refinaria, auxiliando nas atividades de planejamento, levantamento de dados para projetos e intervenções, entre outras ações.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras, em parceria com a PUC-RJ. "O sistema digital, que tem a funcionalidade de um aplicativo, garante enorme ganho de produtividade e mais segurança aos trabalhadores”, afirma, em nota, a empresa.
Autonomia e Renda
A necessidade de mão de obra qualificada para atuar em projetos futuros fez com que a Petrobras lançasse o Programa Autonomia e Renda.
Em Cubatão, o objetivo é capacitar 1.000 pessoas até 2027 em diversas especialidades. "O foco do programa são as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de vagas preferenciais para grupos minorizados", explica o texto.
Ted Sartori – A Tribuna