PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Com petróleo russo, Índia exporta mais ao Ocidente


Bloomberg - 06 fev 2023 - 09:29

A Índia está desempenhando um papel cada vez mais importante nos mercados mundiais de petróleo, comprando mais e mais petróleo russo barato, refinando-o e vendendo como combustível para a Europa e os Estados Unidos.

Ainda assim, Nova Délhi vem enfrentando pouca reação pois está cumprindo objetivos do Ocidente de reduzir a receita de energia de Moscou e evitar um choque na oferta de petróleo. E com a Europa aumentando as sanções, a Índia terá papel ainda mais relevante no mapa global do petróleo redesenhado pela guerra na Ucrânia.

“Autoridades do Tesouro dos EUA têm dois objetivos: manter o mercado abastecido e privar a Rússia de receitas com o petróleo”, diz Bem Cahill, do Center for Strategic and International Studies. “Estão cientes de que refinarias indianas e chinesas podem obter margens maiores comprando petróleo com desconto da Rússia e exportando produtos a preços de mercado.”

A Índia embarcou 89.000 barris/dia de gasolina e diesel para Nova York no mês passado, o maior número em quase quatro anos, segundo a consultoria Kpler. Os fluxos diários de diesel com baixo teor de enxofre para a Europa foram de 172 mil barris em janeiro, o maior número desde 2021.

A importância da Índia deverá aumentar com as novas sanções da União Europeia (UE) às exportações de petróleo, em vigor desde ontem. A proibição retirará volume de diesel do mercado e fará mais consumidores recorrerem à Ásia para preencher a lacuna.

Isso tornará o petróleo russo ainda mais atraente para a Índia, que depende das importações para atender 85% de suas necessidades. As refinarias, incluindo as processadoras estatais responsáveis por atender a demanda interna, aumentaram as exportações para lucrar com preços internacionais.

“A Índia é um exportador líquido de produtos refinados e grande parte disso irá para o Ocidente para ajudar a aliviar o atual aperto”, diz Warren Patterson, do ING Groep em Cingapura. “Uma parcela crescente da matéria-prima usada para isso vem da Rússia.”

De acordo com as diretrizes da UE, a Índia provavelmente está operando dentro das regras. Quando o petróleo russo é processado em combustíveis em um país de fora do bloco, como a Índia, os produtos refinados podem ser entregues na UE porque não são considerados de origem russa.

O G7 deseja cortar o máximo possível as receitas de Moscou, mas tem interesse em garantir que petróleo e refinados russos sejam comercializados para evitar uma crise no fornecimento global, diz Serena Huang, analista da Vortexa.

Uma estratégia importante para estrangular receitas do Kremlin e manter algum petróleo no mercado tem sido um teto nos preços do petróleo russo, iniciativa liderada pelos EUA. A Índia não disse se cumpre o limite, mas as sanções derrubaram o petróleo russo para menos do teto de US$ 60 o barril.

“A disposição da Índia de comprar mais petróleo russo com desconto é uma característica, e não uma falha, no plano do Ocidente de impor dificuldades econômicas a Putin sem impô-las a si mesmo”, diz Jason Bordoff, diretor do Centro de Política Energética Global da Universidade Columbia e ex-assessor do governo Obama.

Yongchang Chin e Rakesh Sharma – Bloomberg