Após atingir o menor nível em sete meses, petróleo se recupera e fecha em alta
Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam a quinta-feira (22) em alta firme, se recuperando das fortes perdas recentes, que levaram a commodity aos menores níveis em sete meses.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em outubro fechou em alta de 1,47%, a US$ 73,01 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do petróleo tipo Brent para outubro avançou 1,51%, a US$ 77,22.
A queda do petróleo na véspera se deu após a divulgação da revisão dos dados do payroll, o relatório oficial de empregos dos Estados Unidos, mostrando que o país criou menos vagas que o esperado nos últimos 12 meses - o que reforçou a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed) pode cortar os juros em breve.
Na quarta-feira também foram divulgados os dados semanais de estoque dos EUA, que mostraram um aumento de 4,6 milhões de barris nos estoques de petróleo e uma redução de 560.000 barris em Cushing.
Os números “são ambos bons motivos fundamentais para inverter a direção e negociar em alta”, disse Robert Yawger, da Mizuho, em nota. A probabilidade cada vez menor de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas também deve apoiar o petróleo, “mas a verdadeira razão pela qual o mercado está sendo negociado em alta hoje é porque as especificações esgotaram o impulso de baixa”, acrescenta ele.
Igor Sodré – Valor Econômico