PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Petrobras realiza testes com diesel coprocessado em ônibus de Curitiba


BiodieselBR.com - 23 jun 2022 - 17:57

A Petrobras vai realizar testes de campo com seu diesel coprocessado. O diesel que já sai das refinarias com um percentual de conteúdo renovável será usado para abastecer um grupo de quatro veículos que faz parte da frota de ónibus de Curitiba (PR). Os testes serão conduzidos em parceria com a Mercedes-Benz e a Vibra Energia.

O diesel que será usado – chamado R5 – vai ser fabricado pela Petrobras na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), localizada na cidade de Araucária (PR). O produto terá até 5% de material renovável em sua formulação.

Além desse percentual renovável inicial, o diesel utilizado vai receber ainda os 10% de biodiesel exigidos por lei. Com isso, o combustível final terá 15% de biocombustível.

O teste será conduzido ao longo de seis meses em três linhas de ônibus. O objetivo é avaliar, em situação real, a influência do novo combustível nas emissões, desempenho mecânico e manutenção dos veículos.

Nova aposta

Embora tenha desenvolvido essa tecnologia de coprocessamento de diesel há vários anos, a Petrobras considerou que o produto não seria financeiramente viável na época.

Recentemente, contudo, a petroleira voltou a apostar na tecnologia. A empresa tem planos de agregar capacidade de coprocessamento às Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP), e à Refinaria de Paulínia, no interior de São Paulo.

A empresa também vem se movimentando para tentar incluir seu novo produto no mercado da mistura obrigatória do biodiesel.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria da Mercedes-Benz