PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

[Vídeo] Alternativa para a glicerina


BiodieselBR.com - 11 mai 2011 - 08:50 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Aymer Maturana Cordoba, aluno de doutorado em engenharia mecânica, da Universidade de São Paulo, em São Carlos, pesquisa há três anos sobre a combustão direta da glicerina bruta, resíduo do processo de fabricação do biodiesel, como alternativa de aproveitamento energético sustentável.  Em seu estudo, Aymer avalia as emissões dos gases, a transferência do calor associada e os aspectos operacionais para a combustão.

Para a realização desse processo de combustão, foi desenvolvido um queimador tipo vórtice (padrão de fluxo para criar estabilidade da chama), por meio do qual foi possível avaliar e quantificar as emissões de óxido de enxofre e nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, hidrocarbonetos totais e acroleína, bem como os efeitos mutagênicos dos gases.



Os testes foram realizados em uma fornalha desenvolvida nesses três anos de pesquisa. A fornalha flamo tubular tem 12 câmaras calorimétricas, possui sensores de temperatura e sondas para análise contínua de gases em analisadores automáticos, fornecimento e controle de água de refrigeração e sistema de captação de dados em tempo real.

Aymer Maturana explica que para a pesquisa foi necessário o desenvolvimento de sistemas e equipamentos auxiliares como a unidade de acondicionamento e alimentação de glicerina bruta. Para avaliar os efeitos mutagênicos e tóxicos,  foram feitos estudos sobre a planta Trandescantia, em que foram adaptadas câmaras de intoxicação e utilizadas técnicas de análise biológica.

Segundo Maturana, os resultados foram processados, avaliados e comparados com as emissões e comportamento do óleo diesel. "A combustão direta de glicerina bruta é um processo viável na parte técnica, econômica e ambientalmente", ressaltou.

Fonte: TV Energia