PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Como foi a negociação do 24º leilão de biodiesel


BiodieselBR.com - 23 nov 2011 - 16:54 - Última atualização em: 28 fev 2012 - 11:16

Parece que não importa o que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) faça. Os leilões de biodiesel seguem sempre o mesmo roteiro com pouquíssimas variações: pasmaceira nos lotes com selo, fogo e fúria nos lotes sem selo.

As usinas adotam uma postura ultraconservadora no lote exclusivo para quem possui o selo social – fazendo pouquíssimas ofertas, quase sem baixar seus preços –, mas partem para o tudo ou nada nos demais lotes.

Já tem um bom tempo que esse roteiro vem se repetindo de um leilão para o outro sem que essa dinâmica consiga ser alterada.

Mesmo a introdução, no leilão passado, do maior conjunto de mudanças que o sistema de comercialização de biodiesel já viu em sua curta história, a negociação não mudou muito o estado das coisas.

Dessa vez a ANP ignorou a tradição e abriu a disputa pelos lotes para empresas sem selo. Os leilões de biodiesel costumam ser abertos pelos lotes exclusivos para empresas detentoras do Selo Combustível Social – hábito adquirido na época em que os leilões eram divididos apenas em dois lotes.

A inversão, contudo, não foi suficiente para alterar a forma de negociação dos itens. No entanto foi possível constatar a fragilidade do argumento que tenta explicar o comportamento das usinas detentoras do Selo Combustível Social alegando que elas estariam usando os lotes sem selo para “fazer média de preços” e aumentar um pouco mais sua ocupação. Sem saber que preço elas conseguiriam pegar no lote exclusivo, elas não teriam como fazer esse tipo de cálculo.

A disputa intensa levou os cinco lotes sem selo a apresentarem um deságio da ordem de 13,6% – em linha com os resultados de leilões anteriores. Já os cinco lotes exclusivos registraram um deságio com FAL de inexpressivos 0,8%.

O curioso foi que, apesar de a ANP não ter considerado a diferença de preço da matéria-prima entre as regiões, o deságio nos cinco lotes para unidades com selo se manteve exatamente em 0,8%. O oposto do verificado nos lotes onde poderiam participar usinas sem o selo, que apresentaram grande variação no deságio.

Veja aqui o resultado completo do 24º leilão de biodiesel da ANP.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: L24