PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Depois de ser adquirida por R$ 30 milhões usina suspende atividades no MT


BiodieselBR.com - 17 jun 2011 - 13:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A JBS paralisou as atividades de sua usina de biodiesel localizada no município de Colider (MT). Oficialmente as atividades estão apenas suspensas para "adequação de seus processos produtivos, com objetivo de garantir melhor eficiência e competitividade no mercado de biodiesel", conforme nota divulgada pela empresa. Qualquer decisão definitiva sobre o encerramento ou não das atividades de fabricação de biodiesel será tomada depois, informou a assessoria de imprensa do grupo.  Uma fonte ouvida por BiodieselBR, que está a par do assunto, assegura que o fechamento definitivo é altamente provável. A razão para o fechamento, apurada por BiodieselBR, seriam os altos custos das obras de readequação da usina em um momento que o biodiesel não está proporcionando margens altas de lucro.

Com capacidade autorizada de 36 milhões de litros por ano, a usina foi originalmente construída pela CLV e inaugurada no primeiro semestre de 2008. Em dezembro de 2009 foi adquirida pelo frigorífico Bertin pelo valor de R$ 30 milhões e passou às mãos do Grupo JBS quando este incorporou a Bertin. Depois a usina perdeu o selo e deixou de vender biodiesel nos leilões.

O sócio proprietário da CLV, Victor Augusto Saldanha Birtche, declarou-se surpreso com a decisão da JBS. “Qualquer usina que feche é ruim para o segmento. Além de também ser uma notícia ruim para a cidade de Colider”, lamentou.

A JBS é a maior companhia mundial do mercado de carnes e a terceira maior do Brasil. Ela opera outra usina de biodiesel no município de Lins (interior do estado de São Paulo) com capacidade para 200 milhões de litros de biodiesel por ano.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com