PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Europa estende tarifa de importação e EUA reclama


BiodieselBR.com - 08 abr 2011 - 11:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Não é a primeira vez que europeus e norte-americanos trocam farpas publicamente por causa de disputas relacionadas ao mercado de biodiesel. Dessa vez, a disputa está sendo travada em torno da decisão da União Européia de prorrogar as tarifas de importação de misturas de biodiesel. Todo biodiesel dos Estados Unidos que entrar nos países da UE – diretamente ou vindo do Canadá – precisará pagar uma taxa de até € 400 por tonelada.

A intenção de estender a punição aos exportadores norte-americanos foi anunciada em 31de março. Os europeus afirmam que a imposição de tarifas foi uma resposta a práticas de mercado pouco ortodoxas que vinham sendo adotadas pelos fabricantes americanos.

No entender dos representantes da UE as usinas dos EUA estariam importando biodiesel de países como Argentina e adicionando menos de 5% de diesel em território americano. Dessa maneira eles se beneficiam do subsídio do governo de US$ 1 por galão antes de enviar o biocombustível para a Europa.

Esse esquema permitia que as exportações de biodiesel entrassem no mercado europeu a preços inferiores aos dos produtores locais. Antes da imposição das tarifas as exportações de biodiesel norte-americanas para o mercado europeu somavam 1,5 milhões de toneladas, mas caíram para menos de um terço disso desde então.

“Consideramos essa uma decisão ruim que vai diretamente contra a atual lei da União Européia”, lamentou o vice-presidente de assuntos federais do Comitê Nacional de Biodiesel (NBB na silga em inglês) dos Estados Unidos, Manning Feraci, à agência de notícias Reuters.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Com Reuters