PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

EUA concedem patente ao Tecpar para medição da mistura de biodiesel


BiodieselBR.com - 19 out 2011 - 08:49 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

Foi concedida a primeira patente do Tecpar pelo USPTO – United States Patent Office de um método que permite verificar qual a percentagem da mistura de biodiesel em óleo diesel.

O processo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e dois professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O pedido de patente nos EUA saiu em dois anos e no Brasil ainda está aguardando o exame pelo INPI. Como este método poderá ser referência para o controle do combustível, o Tecpar fez um pedido de exame prioritário junto ao instituto nacional.

A principal vantagem desse método, que basicamente consiste na análise das variações decorrentes da emissão de radiação infravermelha no combustível, é que ele é bastante simples e pode ser utilizado em equipamentos portáteis, facilitando o trabalho de fiscalização nos postos de combustíveis.

Essa tecnologia teve como inventores os professores da UFPR, Wanderley Veiga e Cyro Ketzer Saul e o físico Marcelo Aliske, com a colaboração dos pesquisadores do Tecpar, Giuliano Fernandes Zagonel e Bill Jorge Costa. A iniciativa ganha relevância no Brasil, especialmente a partir da aprovação da lei 11.097 do governo federal, que obriga a adição de 5% de biodiesel no óleo diesel puro.

MÉTODO
O método desenvolvido pelos pesquisadores do Tecpar e da UFPR consiste em um processo simples de determinação do percentual de mistura de biodiesel em óleo diesel empregando a medida de absorbância de radiação no espectro infravermelho médio, mais especificamente na faixa entre 1870-1540 cm-1.

O pico de absorção correspondente ao alongamento da ligação dupla carbono-oxigênio, também conhecido como pico da carbonila (C=O), existente nessa região está presente apenas no biodiesel e, portanto, pode ser empregado na determinação da presença desse componente em uma mistura biodiesel-óleo diesel.

Verificou-se a existência de uma dependência não linear entre a altura do pico de absorção e o percentual de mistura na faixa que vai de 0 a 100%. Essa dependência obedece a uma lei de potência bem específica passível de análise mediante processamento eletrônico posterior. Mostrou-se também que na faixa reduzida de 0 a 10% a relação pode ser aproximada por uma reta com boa confiabilidade.

O Tecpar procura parcerias no Brasil e nos exterior para desenvolver um equipamento portátil de medição de mistura de biodiesel utilizando esse método e pretende licenciar a patente no Brasil, nos EUA e outros países.

A patente pode ser visualizada no Catálogo de Patentes do Nitpar no link abaixo:
http://nitpar.pr.gov.br/catalogo-de-patentes/?pid=281

Fonte: Nitpar, adaptado por BiodieselBR