PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Argentina quer ampliar produção de grãos em 50%


BiodieselBR.com - 12 set 2011 - 06:20 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Na semana passada a presidente Cristina Kirchner apresentou oficialmente o Plano Estratégico Agrícola e Agroindustrial da Argentina no qual traça metas dilatadas de crescimento para o setor até o ano 2020. Objetivo é entrar na próxima década produzindo, pelo menos, 50% mais grãos do que hoje. Considerando que a Argentina é o terceiro maior produtor de soja do planeta, isso terá reflexos consideráveis sobre a oferta de matéria-prima para o biodiesel.

De acordo com plano, a produção de grãos em 2020 deverá ficar em 146,8 milhões de toneladas contra as cerca de 100 milhões que serão colhidas na safra atual. Para tanto, a área plantada deverá passar dos atuais 34 milhões de hectares para mais de 42 durante o período. Essa é apenas uma meta inicial, a expectativa é superá-las conforme tecnologias que melhorem a produtividade dos campos estejam disponíveis. “Com o tempo, creio que essas metas ficarão pequenas e que em 2020 vamos estar além das 160 milhões de toneladas de grãos”, defendeu a presidente do país vizinho.

Segundo projeções oficiais, a Argentina deverá chegar em 2020 produzindo 70,9 milhões de toneladas de soja.

O governo argentino espera que o crescimento no setor agrícola e agroindustrial colabore para puxar o PIB e os índices de geração de empregos do país como um todo. É esperado que as 11 cadeias de valor incluídas no plano – o biodiesel é uma delas – gerem 317 mil empregos diretos e 512 mil empregos indiretos em dez anos.

“Este plano e uma das chaves para o desenvolvimento da Argentina”, comentou a presidente Kirchner.

Produção de biodiesel
A indústria de biodiesel da Argentina continua indo de vento em popa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos no segundo trimestre do ano, a produção média foi de 209,5 mil toneladas de biocombustível – um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A indústria também quebrou o seu recorde histórico ao produzir 219 mil toneladas em junho.

O crescimento tem sido puxado principalmente pelo aumento no consumo interno que tem crescido de forma acelerada e ficou em 66 mil toneladas nos meses de maio e junho. Recentemente, o governo do país determinou a adição de 7% de biodiesel ao óleo diesel comercializado em todo o território.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Argentina