PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Argentina prevê crescente necessidade de biodiesel


BiodieselBR.com - 16 mai 2011 - 06:20 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Um plano do governo da Argentina para aumentar a mistura de biodiesel no diesel levará o mercado doméstico a absorver um terço da produção nacional do biocombustível, disse na quinta-feira o presidente da Bolsa de Cereales de Rosario.

A Argentina é um dos maiores exportadores mundiais de biodiesel, produzindo o combustível a partir de amplos suprimentos de óleo de soja. Nos últimos anos, sua produção tem disparado.

No ano passado, o governo elevou de 5% para 7% a mistura mínima de biodiesel no diesel convencional, num esforço para reduzir as importações desse derivado do petróleo. Autoridades dizem que a mistura subirá novamente para 10%, mas nenhuma data foi fixada para essa alteração.

"Se a quantidade de biodiesel utilizada no diesel subir para 10%, é provável que um terço da produção de biocombustíveis neste ano seja consumida internamente", afirmou Cristian Amuchastegui, presidente da bolsa de Rosario.

"Hoje, cerca de 30% da produção argentina de soja está sendo prensada para esse propósito (o biodiesel)," acrescentou.

Rosario é o maior mercado de grãos da Argentina, que por sua vez é o maior fornecedor mundial de óleo de soja. O setor sojicultor e de produção de biodiesel do país se concentra nesta cidade, onde há um importante porto fluvial, e nos seus arredores.

Estimativas privadas sobre a produção argentina de biodiesel chegam a 2,5 milhões de toneladas para 2011, enquanto o estatal Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária estima uma produção de 2,3 a 2,4 milhões de toneladas.

As exportações já têm aumentado mais lentamente do que a produção por causa do crescimento do consumo interno.

A forte demanda pelo óleo de soja por parte do setor de biocombustíveis ajuda as fábricas argentinas a compensarem a redução nas vendas para a China, que costumava ser o maior cliente da Argentina até o ano passado.

Amuchastegui estimou que haverá um aumento de pelo menos 5% na área plantada com soja na próxima safra. A área na temporada 2010/11 foi de 18,5 milhões de hectares.
A safra que está sendo colhida atualmente deve alcançar 50,2 milhões de t, segundo estimativa da Bolsa de Rosario.

Fonte: Reuters