PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Aprobio articula criação de Frente Parlamentar do Biodiesel


BiodieselBR.com - 31 ago 2011 - 02:22 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Não é de hoje que a indústria de biodiesel vem flertando com a ideia de montar uma bancada parlamentar capaz de dar um empurrãozinho em projetos de interesse do setor no Congresso Nacional. Nessa segunda-feira, representantes da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) estiveram reunidos em Esteio (RS) com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) que se comprometeu em fazer da a Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel uma realidade.

O anúncio foi feito durante o painel “Repensando o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no Brasil” orginizado pela Aprobio durante as atividades da 34º Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (EXPOINTER). O encontro reuniu representanes da cadeia produtiva do biodiesel e da esfera pública para debater o futuro do PNPB.

Segundo o presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella, a associação – que foi fundada em meados do ano – já está levantando uma série de bandeiras do setor: aumento da mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel (10% até a Copa de 2014 e 20% em 2020), correção de distorções tributárias, criação de políticas de exportação, manutenção da inclusão social, e melhorias na logística. As demandas serão consolidadas na Carta da Expointer que será entregue, ainda nessa semana, ao Governo Federal. “A reivindicação principal é sobre a criação do Marco Regulatório do Biodiesel que abrange os seguintes pontos: o aumento de percentual de Biodiesel e, conseqüentemente, crescimento de mercado interno, redução da carga tributária, incentivo a exportação e aumento da diversificação de culturas,” ressaltou Battistella.

Frente Parlamentar
Mas o feito mais vistoso foi o lançamento extra-oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel liderada pelo gaúcho Jerônimo Goergen (PP-RS) que já iniciou a costura política da nova bancada.

Por telefone, o deputado contou à BiodieselBR que já conversou com o presidente da Câmara – o deputado Marco Maia (PT-RS) – sobre o assunto e estava preparando “todo o material para coletar as assinaturas necessárias para oficializar a bancada”. Ele também confidenciou que já havia feito convites à dois colegas de partido, o deputado alagoano Arthur Lira e o paraibano Aguinaldo Ribeiro que havia se mostrado simpáticos à possibilidade de integrarem a nova bancada que deverá envolver lideranças de todas as regiões do País. “A ideia vem tendo uma acolhida muito boa entre os parlamentares. A sinalização tem sido muito favorável”, disse.

Segundo Battistella, a formação da bancada é resultado de um esforço de interlocução que a Aprobio vem desenvolvendo desde a sua fundação. “Temos recebido um apoio grande dos deputados e senadores com quem temos conversado, eles reconhecem que o programa de biodiesel já é um sucesso”, explica, dizendo a uma bancada atuante deverá ajudar para que os parlamentares tenham mais informação sobre a importância do biodiesel na economia brasileira e para que os vários projetos que tratam do biocombustível atualmente em tramitação tenham um tratamento mais consistente.

Ainda esta semana o deputado Goergen e representantes da Aprobio se reúnem em Brasília para discutir o cronograma de trabalhos e o processo de formalização da nova frente parlamentar. “Embora a decisão de formar a frente tenha sido tomada ontem, ainda precisamos formalizar tudo o que deverá acontecer nos próximos dias”, garante o parlamentar declarando-se orgulhoso de colaborar o segmento.

Com o debate sobre o novo marco regulatório do setor de biocombustíveis rondando a pauta do Congresso, o momento não poderia ser mais oportuno. “A discussão do marco vai precisar de articulação política”, explica o líder da futura frente parlamentar que vai procurar aumentar a consciência sobre as vantagens do biocombustível para a economia e o meio ambiente brasileiros.


Fábio Rodrigues - BiodieelBR.com