PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

ANP deve fazer mais um leilão de biodiesel este ano


Agência Estado e Folha Online - 05 dez 2007 - 16:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou hoje que o governo pretende fazer mais um leilão de biodiesel ainda em dezembro para compor um estoque para o ano de 2008, quando a mistura do combustível com o óleo diesel na proporção de 2% será obrigatória em todo o território nacional.

Segundo ele, o novo leilão deverá adquirir mais 150 milhões de litros, volume que corresponde ao consumo previsto para entre um e dois meses do combustível. Segundo ele, a ANP está se estruturando para fazer uma "fiscalização eficiente" para não deixar que falte o produto no próximo ano.

Segundo ele, uma reunião foi realizada na semana passada em Brasília, entre representantes da ANP e do Ministério de Minas e Energia para discutir a situação do biodiesel no País. Ele admitiu que a oferta do combustível está reduzida, mas destacou o fato de que a mistura de 2% ainda não é obrigatória, apesar dos leilões que a ANP realizou.

"Houve uma série de dificuldades na entrega durante este ano, principalmente relativas à logística. Mas entendemos que essa é uma fase de transição, em que o setor ainda está se adaptando à nova mistura", disse. Segundo fontes das distribuidoras, os produtores estão deixando de entregar o combustível neste final de ano. Isso porque eles optaram por fazer a entrega apenas após o primeiro dia de 2008, quando começa a valer o preço do último leilão, 20% acima do anterior.

O diretor da ANP afirmou que as empresas que se comprometeram a entregar o combustível serão penalizadas se não o fizerem, com multas e com a impossibilidade de participar de um novo leilão.

Kelly Lima
Agência Estado

ANP vai fazer leilão de biodiesel para criar estoque

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) vai fazer um novo leilão de biodiesel até o dia 20 deste mês. A intenção é formar estoques para o ano que vem, quando a adição de 2% de biodiesel ao diesel será obrigatória.

O diretor geral da ANP, Haroldo Lima descartou a possibilidade de falta de biodiesel no mercado em 2008. Ele observou, no entanto, que o País "não está abarrotado de biodiesel". O diretor acrescentou que o projeto será iniciado a partir do dia 2 de janeiro com 72 milhões de litros de reserva.

"Não vai faltar biodiesel. Fizemos um balanço que mostrou que não está uma coisa folgada, mas está uma coisa segura. Ou seja, os estoques estão dispersos, mas estão coordenados. Vamos fazer plantão desde o início do ano para monitorar tudo. A partir do dia 2 de janeiro, vai ter biodiesel em todo o País", afirmou Lima, após participar de almoço promovido pela Britcham (Câmara de Comércio Britânica).

O diretor-geral da ANP ressaltou que a fiscalização será intensificada para que os produtores não deixem de entregar o biodiesel vendido nos leilões da agência. Ele admitiu que, em ocasiões anteriores, alguns volumes não foram fornecidos.

"Reformulamos um pouco as coisas. Primeiro as multas, passaram a ser bem mais expressivas. Começamos a exigir que quem não entregou, não participasse do próximo leilão", observou.

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio