PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Alemanha também discute qualidade e propõe biodiesel com menos água


BiodieselBR.com - 08 jul 2011 - 07:18 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Na Alemanha especialistas da indústria do petróleo reuniram-se com representantes da Associação para a Gestão da Qualidade do Biodiesel (AGQM), para discutir questões de aprimoramento e avaliação da qualidade do biodiesel, e níveis de exigências das normas europeias, visando à criação de normas para o B10 e B30. A AGQM apresentou diversos projetos, com destaque para a iniciativa conjunta que trata da questão da filtrabilidade do biodiesel.

O fenômeno do crescimento microbiano, tópico cada vez mais discutido internacionalmente, pode ser controlado por meio de medidas preventivas, especialmente em relação ao manuseio e armazenagem. Ainda assim, de acordo com a avaliação dos especialistas da indústria do petróleo, os presentes resultados mostram que a indústria de biodiesel precisa reduzir o teor de água no biodiesel em seus processos. Tendo isso em vista, os participantes discutiram os níveis de exigência das atuais normas de biodiesel e a possível implementação da recomendação “MEAG para misturas” (MEAG é a sigla para metil éster de ácido graxo), contendo especificações voluntárias que excedem a norma EN 14214.

Em várias conversas, foram apresentados estudos avaliando parâmetros de qualidade específicos, os quais comprovam a boa qualidade do biodiesel produzido pelos membros da AGQM. Foi possível demonstrar, por exemplo, que os teores de metais alcalinos, alcalino-terrosos, fósforo e enxofre ficaram significativamente abaixo dos níveis delimitados pela norma de biodiesel EN 14214. Além disso, os teores de glicosídeos esteroidais (GE) e glicosídeos esteroidais acilados (GEA) no biodiesel, suspeitos de causar entupimento de filtro, provaram-se bastante baixos. Não foi possível demonstrar uma correlação entre filtrabilidade e teores de GE e GEA com os resultados dos estudos.

A AGQM está envolvida também em diversos projetos cooperativos, que visam criar um mercado adicional pelo uso de biodiesel como componente de mistura no óleo de aquecimento/calefação. Pontos de convergência entre a indústria do petróleo, fabricantes de compostos aditivos e institutos de pesquisa envolvidos nos projetos de cooperação também foram apresentados.

Do ponto de vista da AGQM, as discussões deste ano mais uma vez confirmaram o interesse mútuo em se projetar o máximo possível o uso do biodiesel como componente de mistura em derivados do petróleo, recorrendo a projetos de parceria para descobrir soluções ou mesmo criar novos mercados potenciais de venda.  

Estudo sobre a qualidade do biodiesel produzido pelas usinas alemãs em 2010 pode ser acessado abaixo (em inglês):
http://www.agqm-biodiesel.de/downloads/pdfs///20110530_Herstellerbepr_Final_eng.pdf
http://www.agqm-biodiesel.de/downloads/pdfs///20110513_BDParameter_eng.pdf

Fonte: AGQM
Tradução e adaptação BiodieselBR.com

Tags: Qualidade