PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Agrenco informa que finalmente entrará em operação, mas sem biodiesel


BiodieselBR.com - 27 jun 2011 - 04:57 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Em seu mais recente informe ao mercado, a Agrenco fixou para essa segunda-feira (27) o início das operações de processamento de soja em seu complexo industrial de Alto Araguaia (MT), confirmando a informação que havia circulado no final de maio. O anúncio indica que depois de um longo período com as unidades paradas a empresa deve finalmente voltar ao mercado.

A usina de biodiesel da Agrenco em Alto Araguaia vai ser a quinta maior do país com capacidade autorizada de pouco menos de 235,3 milhões de litros. Contudo, o anúncio feito pela companhia sequer menciona a produção de biodiesel, indicando que a empresa ainda não está preparada para retornar a este mercado. De qualquer forma, a empresa teria que esperar até 23º leilão da ANP para poder colocar sua planta de biodiesel para operar comercialmente. A empresa também está com o selo Combustível Social suspenso.

De acordo com o comunicado a unidade terá capacidade inicial para processar duas mil toneladas de soja por dia. Essa capacidade de esmagamento vai subir gradualmente até chegar a três mil toneladas. Embora não mencione nomes, o comunicado garante que a empresa já tem contratos fechados com diversos produtores de soja da região para assegurar o giro da planta.

A situação em Caarapó (MS) é menos clara. O comunicado oficial é vago quanto ao andamento das obras, informando que o complexo “prossegue com ações para finalização” e que a data de início das operações vai ser anunciada “em breve”.

Outra ação com data confirmada pela companhia é a da entrega dos resultados da auditoria que a consultoria internacional Grant Thornton está fazendo nas contas de 2010 da Agrenco. O prazo para a entrega dos resultados para a Comissão de Valores Mobiliários é 30 de junho.

CEO e CFO
Pelo jeito, a Agrenco ainda vai levar algum tempo para anunciar os nomes que irão ocupar os cargos de CEO e CFO (presidente e diretor financeiro) da companhia. Embora informe que a direção está trabalhando com afinco para selecionar os profissionais que vão liderar a companhia, o comunicado diz que a seleção poderá “se alongar por um tempo maior que o estimado inicialmente”. Enquanto isso a empresa segue sem esses dois cargos, situação bastante incomum entre as empresas negociadas na bolsa de valores.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com