PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

Tocantins identifica áreas para unidades demonstrativas de biodiesel


BiodieselBR.com - 16 fev 2017 - 09:28

Uma equipe da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) está realizando visitas em comunidades de agricultores familiares e quilombolas, localizadas em 11 municípios do Estado para implantar três unidades demonstrativas (UDs) de oleaginosas para a produção de biodiesel. As próximas visitas serão realizadas hoje e amanhã (16 e 17), nos municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.

A equipe já esteve nos municípios de Santa Rosa do Tocantins, São Valério, Monte do Carmo e Natividade. Após as visitas serão escolhidos os locais definitivos para a implantação das UDs. A expectativa é que, as áreas sejam definidas até março. Logo em seguida inicia o processo para a implantação que deve acontecer ao longo do ano. A intenção é impulsionar a produção consorciada em culturas perenes, como a macaúba, com as culturas anuais, como soja, amendoim, gergelim, girassol, entre outras.

Para o engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Junior, um programa como este proporciona a inclusão para agricultores familiares, possibilitando a geração de renda no campo. "É importante esclarecer a estes produtores a importância dos benefícios para aqueles que fazem parte do programa, ligado ao Selo Combustível Social, que passam a ter garantia de benefícios como assistência técnica, contrato e valor de compra e critérios de reajuste do preço, entre outros", enfatizou.

Wagner esclarece ainda que, a Seagro e parceiros buscam também implantar um programa energético economicamente viável, socialmente equitativo e ambientalmente sustentável.

Selo Social

O Selo é um instrumento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel que tem como fundamento a inclusão produtiva da agricultura familiar na produção de matéria-prima para energia renovável.

Para obter o Selo, as indústrias produtoras de biodiesel precisam comprovar a aquisição de matéria-prima da agricultura familiar em percentuais estabelecidos por região.