PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analise2

Mudanças no Atual Cenário


. - 21 ago 2006 - 21:57 - Última atualização em: 24 fev 2012 - 14:18

Os cenários para a indústria de produção de biodiesel apresentam ótimas oportunidades, ao mesmo tempo que as dificuldades são explícitas.

De um lado, as dificuldades como:
•    Leis e diretrizes ainda por serem absorvidas pelo mercado;
•    Custo de oportunidade do biodiesel ligeiramente desfavorável ao diesel mineral;
•    Cultura de consumo do biodiesel praticamente inexistente;
•    Tecnologias de produção ainda por serem desenvolvidas;


Do outro lado, as ótimas oportunidades como:
•    Clima, solo e abundância de terras para potencializar as plantações de oleaginosas no Brasil;
•    Incentivos fiscais federais;
•    Mistura compulsória de biodiesel em 2% ao diesel mineral;
•    Capital para investimentos;
•    Tendência para o uso de produtos ecologicamente corretos;
•    Ameaças macro-ambientais na indústria petrolífera e outros.

Portanto, para se poder trabalhar com cenários é preciso isolar algumas variáveis e modificar uma única, para se ter noção de como esta variável influenciaria o cenário em questão.

Mudanças nas Normas do Governo

Devido à novidade do negócio de biodiesel, a participação do Governo Federal é fundamental para inserir Normas e Regulamentações que ditem as diretrizes do mercado como um todo.
Neste momento, a participação e interferências do Governo têm sido positivas para a implantação de novos negócios, portanto, o histórico de instabilidade do mesmo torna o negócio de biodiesel um negócio de risco – Exemplo histórico “Pró-Alcool”.
Mudanças negativas ou até mesmo a ausência da figura do Governo tornarão este cenário inviável para a consolidação de um novo negócio de biodiesel pelo prazo mínimo de 10 anos, pois os subsídios Federais ainda são primordiais para manter a competitividade do produto frente a seu substituto direto – Combustível Mineral.
Existe também a instabilidade relacionada à troca do governo em 2006. Por se tratar de um projeto do governo atual, existe certa incerteza com relação aos próximos passos do programa.
O que fazer no caso do programa nacional ser abortado? Neste caso, uma vez já montada a refinaria, as opções seriam venda do biodiesel à empresas com frota própria e preocupadas com problemas ambientais (propiciando marketing ambiental) ou o mercado externo, onde já existe demanda real para o produto, ou até mesmo a migração da produção de biodiesel para o álcool.

Mudanças no Preço do Petróleo Brent

Um cenário bastante favorável à introdução de um novo negócio em biodiesel seriam mudanças drásticas no preço do petróleo tipo Brent. Hoje, o preço do petróleo esta na faixa de US$ 60,00.
Especulações do mercado financeiro, conflitos internacionais como guerras, ataques terroristas entre outros têm impacto direto no preço do produto que concorre diretamente com o biodiesel. De acordo com análises feitas neste documento, o preço do petróleo tipo Brent tende a sumir consideravelmente, o que tiraria qualquer dependência do negócio de biodiesel de intervenções Federais por parte do Governo Brasileiro quanto a subsídios e tornaria o biodiesel bastante lucrativo no mercado aberto.
O que fazer no caso do preço do petróleo atingir preços exorbitantes? Adotar ações de marketing para aumento do market-share, tomando espaço do mercado do diesel mineral, cabendo até reajuste de preços para aumento da margem de contribuição.

Avanço Tecnológico

Por se tratar de uma indústria bastante incipiente, ou seja, sem normas e regras estabelecidas, assim como processos tecnológicos de produção, o desenvolvimento de negócios em biodiesel somente se tornam viáveis com intervenções de parceiros maiores, como o Governo Federal, por exemplo.
Um fator de restrição no processo produtivo e conseqüentemente no que tange lucratividade do negócio, é a limitação tecnológica para a produção do biodiesel em escala e com margem de contribuição atrativa.
Os custos de oportunidade dos insumos utilizados para a produção de biodiesel ainda são mais interessantes se utilizados nas indústrias farmacêuticas, de alimentos e cosméticos, por exemplo. Portanto, caso haja grande desenvolvimento tecnológico na indústria do biodiesel, índices interessantes de margem de contribuição e lucratividade poderão ser alcançados pelo favorecimento de processos de produção mais eficientes.
O que fazer para acompanhar o avanço tecnológico? Neste caso, é interessante estabelecer parcerias com institutos de pesquisa, e universidades, destinando um investimento específico para esta área.
A criação de “leilões de biodiesel” pelo governo através do Ministério de Minas e Energia é uma forma de incentivar a produção. Esta é uma forma de garantir que a produção de biodiesel seja comprada.

Riscos

Os maiores entraves que podem inibir o programa brasileiro estão interligados. Para equacionar a viabilidade econômica do Biodiesel, a legislação deve estar adequada, bem como deve ser implantada a política fiscal de incentivo á utilização do combustível renovável.
Um fato incipiente é o rápido desenvolvimento do mercado. As notícias e informações sobre biodiesel no mercado brasileiro surgiram de três anos para cá.
Por se tratar de um assunto novo para o país, existe o tempo de desenvolvimento da “curva de aprendizado”, necessário para adequação, pesquisas e desenvolvimento tecnológico.
Um grande entrave é a questão do preço. Se não existir incentivo do governo para este novo produto, a concorrência por preço com o diesel mineral será desleal. Por fim, um grande risco é a lentidão na Implementação do Programa de Biodiesel.