PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] A volta da Brasil Ecodiesel


BiodieselBR.com - 23 jun 2009 - 08:11 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

O renascimento da Brasil Ecodiesel pode acontecer se for bem sucedido o novo aumento de capital no valor de 90 milhões de reais proposto pelos bancos credores. Há mais de um ano a empresa vem produzindo menos de 10 milhões de litros de biodiesel por mês, muito menos do que deveria para cumprir integralmente os contratos de venda dos leilões. O principal motivo dessa pouca produção sempre foi a falta de caixa.

A empresa gastou parte de seus recursos produzindo biodiesel abaixo do preço de custo nos meses que antecederam a obrigatoriedade e durante a vigência do B2 em 2008. Além disso, entre outros fatores, houve um grande investimento no desenvolvimento agrícola em vários estados do Brasil que não deram retorno. Os prejuízos foram crescendo e Ecodiesel ficou sem capital de giro para produzir biodiesel em níveis que garantiriam lucratividade com toda sua estrutura.

Como este era o maior problema da empresa, os esforços da diretoria se concentraram para solucioná-lo. A renegociação das dívidas em agosto de 2008 foi o primeiro passo, mas mesmo assim o capital levantado na época não era suficiente para garantir volume de produção adequado.

Em 2009 a empresa anunciou a conversão em ações, das dívidas com acionistas e a captação de recursos através do aumento de capital, que ainda estão em andamento e devem totalizar R$ 102 milhões. Apesar disso, o endividamento da empresa seria de cerca de 190 milhões de reais, valor considerado alto em relação ao patrimônio líquido da empresa.

A solução para o problema financeiro está vindo com a proposta dos bancos credores da Ecodiesel, que pretendem injetar 90 milhões de reais, sendo parte em conversão de dívidas em ações e parte em dinheiro. E ainda, segundo o jornal Valor Econômico, os bancos impõem a saída dos controladores - o fundo de investimento Zartmann e Nelson José Côrtes da Silveira —, que estiveram no comando no pior período da empresa.

Essas captações, se bem sucedidas, podem fazer com que a empresa volte a operar em níveis aceitáveis e consiga produzir o biodiesel vendido no 14º leilão. Essa meta não é tão difícil de ser atingida, pois a empresa precisa produzir menos de 20 milhões de litros de biodiesel por mês para atingir os 57 milhões de litros a serem entregues no terceiro trimestre. Essa produção representa um volume menor do que a empresa produziu no primeiro trimestre de 2008.