PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] A produção de biodiesel e o B4


BiodieselBR.com - 16 nov 2008 - 22:12 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Com a divulgação da produção de biodiesel em setembro, o Brasil encerra o primeiro trimestre com a obrigatoriedade do B3. Nesse período foram produzidos 329,8 milhões de litros de biodiesel enquanto o consumo de biodiesel ficou em 352,5 milhões de litros.

A principal razão desse volume de produção abaixo do consumo foi o baixo volume da Brasil Ecodiesel. A empresa vendeu 64,2 milhões de litros de biodiesel nos leilões e produziu apenas 26,6 milhões de litros.

Essa situação da Brasil Ecodiesel é um dos principais motivos pelos quais o governo não anuncia oficialmente o B4 em 2009. Pois a capacidade real de produção de biodiesel no Brasil fica muito próxima do B4. Não existe uma margem de segurança que garanta o suprimento de biodiesel caso haja problema com alguma fábrica média ou grande. O governo não quer obrigar o uso de B4 e correr o risco de não ter como abastecer o mercado.

O governo, assim como os outros produtores de biodiesel, aguardam para ver quando a Brasil Ecodiesel vai começar a ocupar boa parte de sua capacidade de produção. No terceiro trimestre apenas 17,13% da capacidade autorizada da empresa foi ocupada. Esse número tem que pelo menos quadruplicar para dar segurança ao governo na implantação do B4.

Se a Brasil Ecodiesel continuar nesse ritmo, o governo terá que esperar que novas usinas sejam inauguradas, como a da Brasil Bioenergia em Nova Andradina (MS), outras sejam ampliadas, como a da ADM em Rondonópolis (MT) ou ainda usinas paradas voltem a produzir como as da Agrenco. Dessa forma haverá capacidade real de produção de biodiesel suficiente para que o governo anuncie o B4 sem ter o receio de desabastecimento e formando a base necessária para o B5 em 2010.