PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Pesquisa com glicerina


BiodieselBR.com - 16 nov 2008 - 22:10 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Depois de pesquisadores americanos darem o pontapé inicial em estudos para a utilização da glicerina na ração de suínos, uma universidade brasileira, a USP/ESALQ de São Paulo, fez uma pesquisa, cujos resultados foram promissores no emprego da glicerina para a alimentação de suínos.

A pesquisa da ESALQ teve como objetivo avaliar o desenvolvimento dos animais e a qualidade final da carcaça, o teor de gordura e a qualidade da carne. Nesta etapa da pesquisa, os pesquisadores não se preocuparam com os custos.

Foram avaliadas misturas de até 9% de glicerina na formulação da ração. Os resultados atenderam as expectativas não comprometendo o desenvolvimento dos suínos.

Essa utilização para a glicerina será extremamente importante para o setor de biodiesel, pois o Brasil é um grande produtor de suínos. Em 2008 a produção de carne suína alcançará três milhões de toneladas. Considerando um fator de conversão de 2,5 quilos de ração para um quilo de carne, serão necessárias 7,5 milhões de toneladas de ração. Toda a glicerina a ser produzida no país nos próximos doze meses atenderia apenas a 2% dessa demanda. Isso por que a produção brasileira de glicerina de biodiesel prevista para os próximos doze meses é de 150 milhões de litros, 10% dos 1,5 bilhão de litros de biodiesel previstos. Portanto, existe um mercado enorme a ser explorado.

Com a viabilidade técnica do uso da glicerina na ração animal garantida, é preciso analisar a viabilidade econômica. O preço a ser pago pela glicerina e a pureza necessária definirão a viabilidade desse uso.