PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

Óleo de cozinha pode gerar boas parcerias para as usinas de biodiesel [29.jun.07]


BiodieselBR - 29 jun 2007 - 18:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O aproveitamento do óleo de cozinha usado está em evidência e ganha manchetes como uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel. Esse óleo gera empregos nas cidades para uma camada pobre da população, além de diminuir a poluição ambiental e reduzir custos no tratamento de águas e esgotos.

Apesar dos benefícios serem para toda a coletividade, as principais iniciativas para a coleta desta matéria-prima até o momento estão sendo feitas pela iniciativa privada. São indústrias de biodiesel com dificuldade de obter outras matérias-primas a preços compatíveis com o valor final do biodiesel, que veêm como uma boa opção organizar a coleta deste óleo.

{sidebar id=3} Algumas usinas estão conseguindo boas parcerias e apoio de algumas prefeituras que colaboram com a coleta do óleo, usando a infra-estrutura e a logística municipal. Iniciativas neste sentido estão em andamento na cidade de Porto Alegre-RS, Indaiatuba-SP, Anápolis-GO, São Paulo e na região do ABCD. No Rio de Janeiro a Secretaria de Meio Ambiente Estadual está participando na organização da coleta organizando cooperativas de catadores de lixo.

É importante salientar que as prefeituras municipais estão abertas para receber, apoiar e colaborar com empresários e industriais de biodiesel que apresentem projetos de coleta e industrialização de óleos usados. A participação da prefeitura na coleta é de suma importância para o usineiro, tanto para a redução dos custos de coleta como no consumo de biodiesel pela frota municipal. Já para a prefeitura, a reciclagem de óleo torna-se uma obrigação ambiental na preservação de mananciais além de poder reduzir custos com combustível e ainda serve de bandeira política em campanhas eleitorais. Os políticos descobriram que defender o planeta chama a atenção dos eleitores, não só aqui, mas também nos Estados Unidos e na Europa.

A coleta de óleos de fritura usados é uma necessidade ambiental, ecológica e social. O sucesso desta coleta depende de organização, logística, muito trabalho e parceiras entre empresários, poder público, famílias e catadores de lixo reciclável. Demanda mudança de hábitos nas residências, uma reeducação que só pode ser feita com forte apoio do setor público.

A análise desta semana continua nas páginas:

Análise do Potencial a ser explorado pelas Usinas de Biodiesel [29.jun.07]

Análise das projeções de produção de biodiesel [29.jun.07]

As mais lidas da semana

1 A Bolha de Glicerina

2 Levantamento indica forte expansão de biodiesel e H-Bio

3 Biocombustíveis: plantar para quê e para quem?

4 Cenários mutantes

5 Usina de biodiesel do Maranhão já está em atividade

6 SC: Agricultores aderem a mamona e o girassol

7 Expedito Parente participa de evento em Curitiba

8 MT: São José do Rio Claro pode ter usina de biodiesel

9 Governo destinará R$ 12 bilhões para agricultura familiar

10 Incentivos à produção de biodiesel no Nordeste