PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Fiagril terá a maior usina de Mato Grosso


Diário de Cuiabá - 31 jul 2007 - 07:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Uma empresa agrícola, de compra e venda de insumos e grãos, como soja e milho, está investindo R$ 37 milhões na instalação da maior usina de biodiesel de Mato Grosso e a quarta do país em capacidade de produção.

A Fiagril, que está sendo instalada em Lucas do Rio Verde, irá produzir quase o triplo da capacidade diária da Barralcool, em Barra do Bugres: 333 mil litros de biocombustível por dia. A Barralcool, de acordo com relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), produz 116,7 mil/l/dia. Conforme o gerente administrativo da indústria, Francisco Flores, 80% da estrutura física, que começou a ser construída em novembro de 2006, já está pronta.

Sebo animal, soja, milho e girassol

A usina, que vai produzir 120 milhões de litros de biodiesel por ano, também está quase pronta, falta apenas concluir os detalhes de automação, ou seja, informatização do equipamento. Instalada em uma área de 20 hectares, a indústria vai gerar 50 empregos diretos e deve começar a produzir já no início de setembro, assim que for liberada a Licença Operacional (LO), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “Essa licença só sai mesmo depois da conclusão em 100% da estrutura. Fiscais da Sema visitaram as obras na semana passada e devem retornar na segunda semana de agosto para encaminhar a liberação da LO”.

A produção do biocombustível será a partir de gordura vegetal e animal, sendo 70% de óleo de soja, milho e girassol, e 30% de sebo de boi. A matéria-prima virá de produtores da região, como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Tapurah. A empresa também vai trabalhar com produção da agricultura familiar e frigoríficos. Três técnicos estão no campo para fechar parcerias com agricultores. Já há uma pequena quantidade de sebo comprada de alguns frigoríficos.

Fiagril será a 4ª maior em produção

Atualmente, em todo o país 25 indústrias tem autorização da ANP para produzir biodiesel. O relatório da agência confirma, ainda, que a Fiagril de Lucas do Rio Verde será a quarta do país em relação à produção diária, empatada com a Bertim, em Lins (SP), e perdendo para Caramuru, em São Simão (GO), com capacidade de 375 mil/l/dia e também para a Brasil Ecodiesel, com filiais em Floriano (PI), Crateús (CE), Porto Nacional (TO), São Luis (MA), Iraquara (BA) e Rosário do Sul (RS), com produção de 360 mil/l/dia em cada filial; e para a Granol em Anápolis (GO), com produção de 333,3 mil/l /dia. (TAUNA SCHIMIT/Sinop)

Tags: Fiagril