PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel na Alemanha: Produção, uso, impostos e usinas


BiodieselBR.com - 02 ago 2007 - 11:07 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A Alemanha no início dos anos 1990, tinha apenas algumas esmagadoras dedicadas à produção de metil éster (o biodiesel). Naquele tempo os agricultores perceberam as oportunidades financeiras que viriam com este novo combustível. Neste período começaram na Alemanha as atividades em torno do biodiesel que viriam a colocar o país no topo da produção mundial de biodiesel.

No ano de 2000 a produção alemã chegou a 265 toneladas de biodiesel e o rápido crescimento veio com a criação da lei federal de subsídio aos biocombustíveis, que elevou a capacidade de produção de biodiesel em 2006 para volumes acima de 2 milhões de toneladas. E a expectativa para o final deste ano é que a Alemanha alcance uma capacidade de produção de quase 4,5 milhões de toneladas. Atualmente um em cada 10 postos alemães vendem biodiesel.

Crescimento do biodiesel na Alemanha

Capacidade das fábricas alemãs de biodiesel Em 2008 a Alemanha espera substituir 12% do consumo de diesel com biodiesel (sendo 5% misturado ao diesel e o restante B100). No Brasil a meta de mistura é de apenas 2%.

Estima-se que foram investidos nos últimos anos cerca de 400 a 500 milhões de Euros no crescimento da produção de biodiesel.

Segundo a UFOP (Union zur Förderung von Oel und Proteinpflanzen - União para Promoção do Óleo e Proteína Vegetal) a Alemanha chegou a importar em 2005, 300 à 400 mil toneladas de biodiesel, enquanto sua produção foi de 1,5 milhões de toneladas. Em 2006 a importação de biodiesel foi menor, mas foi importado muito mais óleo e semente de colza, assim como o óleo de soja.

Em janeiro deste ano entrou em vigor na Alemanha o Biofuel Quota Act, substituindo os incentivos ficais que estavam em vigor anteriormente. O efeito desta medida provoca uma redução gradual dos incentivos ao biodiesel e óleo vegetal.

Impostos sobre o biodiesel na Alemanha

De acordo com o AGQM (programa alemão de qualidade do biodiesel), o setor de transportes na Alemanha foi o maior consumidor de biodiesel, com 1,25 milhões de toneladas. Seguido da indústria de petróleo que misturou 1 milhão de ton. no diesel. O fator que pode limitar o crescimento desta indústria é o preço do petróleo e a redução dos subsídios para o biodiesel.

Uso e ditribuição de biodiesel na Alemanha

Tags: Alemanha