PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Estratégia da Brasil Ecodiesel


BiodieselBR.com - 09 mar 2009 - 07:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:08

No 13º leilão as usinas do Piauí e de Tocantins da Brasil Ecodiesel venderam apenas 100 mil litros de biodiesel cada uma. Essa pequena venda causou estranhamento em alguns, já que é um volume que representa menos de um dia de produção dessas usinas e o volume vendido terá que ser distribuído para a entrega em três meses. Mas o motivo da venda não deve causar estranhamento, pois há uma razão bem sólida por trás dessa estratégia.
 
Estar entre as ganhadoras do leilão não serve apenas para vender biodiesel. Ganhar no último leilão da ANP é parte dos requisitos para uma usina vender nos leilões de estoque da Petrobras. Por esse motivo a Brasil Ecodiesel vendeu os 100 mil litros ao preço de R$ 1,90 por litro. Assim ela pode concorrer nos leilões de estoque da Petrobras, onde o custo do frete fica por conta da usina vencedora e a localização das unidades da Ecodiesel lhe dá certa vantagem, já que parte das entregas nos leilões de estoque é para a região Nordeste.

Ou seja, quem não vende nada nos leilões da ANP está automaticamente excluído dos leilões da Petrobras. É uma regra bastante polêmica, mas é uma regra vigente. Sabendo disso, a Ecodiesel ofereceu uma quantidade mínima de biodiesel a um preço que ela entendeu ser mínino e garantiu a chance de poder vender seu biodiesel nos próximos leilões da Petrobras.

A única usina em que a Ecodiesel não tem interesse em vender biodiesel no segundo trimestre é a usina do Ceará. Esta usina não ofereceu nenhum lance nos lotes do 13º leilão.

Exportações argentinas de biodiesel

As exportações de biodiesel do país vizinho despencaram nos últimos quatro meses em relação aos meses de agosto, setembro e outubro de 2008. Em fevereiro as exportações somaram apenas 63,9 mil toneladas, contra as 162 mil toneladas de setembro de 2008.

A tendência é que as exportações argentinas de biodiesel continuem recuando nos próximos meses em função das tarifas antidumping impostas pela Comunidade Européia, principal destino do biodiesel argentino.

O setor de biodiesel argentino depende exclusivamente das exportações, pois diferentemente do Brasil, o consumo de biodiesel na Argentina não é obrigatório ainda. O biodiesel argentino depende da exportação como o biodiesel brasileiro depende da obrigatoriedade de uso.
Tags: L13