[Análise] Estoque de soja. Mamona em baixa - 10.mar.08
O óleo de soja na Bolsa de Chicago, após fechar o pregão do dia três de março com uma forte alta, superando em todas as posições a marca de U$ 0,70 por libra peso, terminou a semana cotado a U$ 0,60.
Os preços recordes do complexo soja estão tendo suporte pela demanda da Ásia, puxado pela China, pelo aumento mundial do consumo, pela produção de biodiesel e pela utilização de milho para a produção de álcool nos Estados Unidos, sem o correspondente aumento da produção mundial.
Recompor esses estoques não será uma tarefa fácil. Embora os altos preços de todos os grãos sejam o principal ingrediente para que os produtores do mundo inteiro aumentem naturalmente o plantio, será preciso que governos adotem políticas agrícolas públicas urgentes proporcionando aumentos significativos de produção.
--
No sexto levantamento da produção agrícola de 2008 divulgado pela Conab na semana passada, houve uma sensível redução na previsão de plantio de mamona, em relação ao levantamento de fevereiro. A área de mamona plantada era de 170 mil hectares e foi reduzida para 158,2 mil.
Esses números indicam a diminuição no interesse dos produtores em plantar mamona. Se confirmados esses números o incentivo a mamona dado pelo governo terá sido inútil.
A análise desta semana continua nas páginas:
A nova subsidiária da Petrobras [10.mar.08]Plantas perenes e anuais: vantagem e desvantagem [10.mar.08]