PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] Ecodiesel: os problemas não são novos


BiodieselBR.com - 29 set 2008 - 13:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Os problemas que a Brasil Ecodiesel vem enfrentando são pontuais mas não são novos. A estratégia usada pela companhia desde o início vem apresentando problemas. A começar pela localização de suas unidades. Exceto a usina do Rio Grande do Sul, as outras estão localizadas longe da produção de óleo de soja, obrigando a empresa a gastar muito com frete para colocar a matéria-prima na usina.

A empresa também não deu a devida importância na produção própria de oleaginosas e ficou dependente do mercado e suas oscilações de preços para conseguir abastecer as indústrias.

O dinheiro levantado na venda de ações foi investido em usinas mal localizadas e completado com dívidas. Hoje a companhia tem um endividamento muito alto em relação ao seu faturamento. A conseqüência disso são prejuízos sucessivos.

Uma possível solução para o problema da grande dívida seria vender algumas unidades, outros ativos ou então um aporte de capital para acabar com as dívidas. A dificuldade nesse caso seria encontrar um investidor que estivesse disposto a colocar milhões de reais em uma empresa deficitária.

A renegociação de suas dívidas anunciada no mês passado resolveu parte do problema. São quase R$ 300 milhões em dívidas, que se foram renegociadas com juros de apenas 1,5% ao mês representariam R$ 4,5 milhões mensais. Se a empresa produzir 25 milhões de litros de biodiesel por mês, ela precisaria de 18 centavos por litro de biodiesel produzido somente para pagar os juros.

A Brasil Ecodiesel tem capacidade autorizada para produzir o dobro desse volume, e cortar ao meio os juros por litro produzido, mas para produzir essa quantia precisa cumprir seus contratos dos leilões e manter um bom relacionamento com as distribuidoras, já que são elas que vão comprar o biodiesel quando os leilões acabarem.

Cotação
O forte aumento do óleo de soja na Bolsa de Chicago na segunda-feira dia 22/09 não se sustentou durante a semana. A crise financeira americana proporciona grandes oscilações nas cotações. Um dia com aumentos expressivos e no outro com grandes quedas. Os preços do fechamento de sexta feira dia 26/09 ficaram muito perto aos da semana anterior, U$ 0,4740 contra U$ 0,4692 por libra peso.

Nesta segunda feira 29/09 a cotação do óleo de soja na bolsa de Chicago caiu para U$ 0,4470 por libra peso. Menor cotação desde 13 de novembro de 2007.

A análise desta semana continua na página:


Tags: Ecodiesel