PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
analises

[Análise] Capacitação profissional - 28.mar.08


BiodieselBR - 28 mar 2008 - 15:30 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Universidades e outras instituições do Brasil estão criando cursos e mestrados em bioenergia. Nesse mês de março a Unesp de Botucatu (SP) iniciou um curso de pós-graduação com disciplinas voltadas à energia da biomassa, agricultura familiar e economia de produção.

Nessa semana também doze instituições de ensino do Paraná assinaram um convênio para um mestrado em Bioenergia, que funcionará no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Este mestrado oferece condições para estudos e pesquisas que vão desde o plantio de plantas para biodiesel, passando pelos processos de fabricação, até os estudos sobre a qualidade final do biodiesel.

No Rio Grande do Sul a UNISC de Santa Cruz do Sul inicia estudos sobre a utilização da canola para biodiesel. A canola tem grande potencial no sul do país por se tratar de uma planta de inverno que pode ser plantada após a colheita da safra de verão.

Estes são alguns dos inúmeros projetos de ensino sobre biodiesel e energias da biomassa que as instituições brasileiras estão começando a oferecer com o intuito de formar profissionais qualificados para atender a crescente demanda interna que a substituição das energias tradicionais está provocando. A formação de técnicos especializados em desenvolver e utilizar a energia da biomassa está começando a ser valorizada. O mundo passou um século com petróleo barato sem dar muita importância a outras fontes de energia, principalmente as renováveis. O petróleo triplicou de preço nos últimos quatro anos, ficou caro e sem perspectivas de volta aos níveis anteriores. Por isso iniciou-se a corrida para outras fontes energéticas. O Brasil e o mundo precisam de técnicos em energia eólica, da biomassa, solar e de biocombustíveis de primeira, segunda e terceira geração. Para profissionais qualificados, competentes, com diploma na mão e vontade de trabalhar, com certeza não faltará trabalho.

A análise desta semana continua na página:
O que mostram os resultados da Ecodiesel